Como encontrar o número de lados de um polígono
Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images
Um polígono, por definição, é qualquer forma geométrica delimitada por um certo número de lados retos, e ele é considerado regular se cada um dos lados tiver comprimento igual. Os polígonos são classificados pelo seu número de lados. Por exemplo, um de seis lados é um hexágono e um de três é um triângulo. O número de lados de um polígono regular pode ser calculado usando os ângulos internos e externos, que são, respectivamente, os ângulos de dentro e fora criados pela ligação dos lados do polígono.
Step 1
Subtraia o ângulo interno de 180. Por exemplo, se o ângulo interno for de 165°, subtraindo-se de 180 sobram 15.
Step 2
Divida 360 pela diferença entre o ângulo interno e 180. Por exemplo, 360 dividido por 15 é igual a 24, que é o número de lados do polígono.
Step 3
Divida 360 pelo valor do ângulo externo para também encontrar o número de lados do polígono. Por exemplo, se a medida do ângulo externo é de 60°, dividindo-se 360 por 60 dá 6. Seis é o número de lados que o polígono tem.
Referências
Dica
- Subtraindo-se o ângulo interno de 180 dá o ângulo externo, e subtraindo-se o ângulo externo de 180 dá o ângulo interno, pois esses ângulos são adjacentes.
Sobre o Autor
Chance E. Gartneer began writing professionally in 2008 working in conjunction with FEMA. He has the unofficial record for the most undergraduate hours at the University of Texas at Austin. When not working on his children's book masterpiece, he writes educational pieces focusing on early mathematics and ESL topics.
Créditos Fotográficos
Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images