Como calcular a posição correta dos trastes em um instrumento de corda
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Qualquer violinista experiente pode dizer que um violão nunca está perfeitamente afinado. O ato de afinar e o posicionamento dos trastes em um instrumento de corda são, na melhor das hipóteses, um meio termo entre teoria matemática e as imperfeições do mundo real. O temperamento igual (esquema de afinação adotado no ocidente) permite um luthier colocar corretamente os trastes do instrumento, em posições calculadas, para que as cordas ressoem o mais perto possível da altura correta independente das posições de equilíbrio. Luthiers usam uma fórmula padronizada para calcular a posição dos trastes.
Step 1
Determine o tamanho da escala do instrumento. Ela é a distância entre a pestana e a ponte. Guitarras modernas que são feitas por fabricação em massa normalmente possuem esse tamanho de escala entre 61 e 65 cm.
Step 2
Divida o tamanho da escala por 17,817 para achar a posição do primeiro traste. Exemplificando, use 65 para o tamanho da escala: 65 / 17,817 = 3,648. Então, a posição do primeiro traste é a 3,648 cm da pestana.
Step 3
Calcule a distância do segundo traste subtraindo a posição do primeiro do tamanho da escala e dividindo esse número por 17,817. Para esse exemplo: 65 - 3,648 = 61,352 / 17,817 = 3,443. Adicione esse resultado à posição do traste anterior para conseguir a distância correta até pestana: 3,443 + 3,648 = 7,091. A correta posição para o segundo traste é 7,091 cm da pestana. Sempre meça a posição usando a pestana, não o traste anterior, quando estiver fazendo o braço do violão. Pequenos erros na medição vão se acumular rapidamente em um braço com mais de 20 trastes.
Step 4
Calcule os trastes restantes usando a mesma fórmula descrita no Passo 3. Subtraia a distância entre a pestana e o traste anterior do tamanho da escala, divida esse número por 17,817 e some com a posição do traste anterior. A distância do terceiro traste seria: 65 - 7,091 = 57,909 / 17,817 = 3,250 + 7,091 = 10,341.
Mais Artigos
Como encontrar o seno de um ângulo sem usar calculadora→
Como calcular a carga máxima de um guindaste→
Como arredondar para a centena de milhar mais próxima→
Como calcular a inclinação de uma curva de demanda usando uma tabela→
Como calcular o comprimento de braço de alavanca→
Como converter de centistokes para centipoise→
Referências
Dica
- Três casas decimais são suficientes para esses cálculos. Quando estiver calculando, a posição do 12º traste deve ser exatamente metade do tamanho da escala.
Sobre o Autor
Finn McCuhil is a freelance writer based in Northern Michigan. He worked as a reporter and columnist in South Florida before becoming fascinated with computers. After studying programming at University of South Florida, he spent more than 20 years heading up IT departments at three tier-one automotive suppliers. He now builds wooden boats in the north woods.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images