Como calcular o comprimento de braço de alavanca

A gangorra é um exemplo de alavanca

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

As alavancas são uma das máquinas mais simples, permitindo que se levante pesos maiores com menos esforço. O conceito básico de uma alavanca depende do torque, ou momento. O torque é a força exercida por uma massa, multiplicada pelo comprimento do braço de alavanca usado para movê-la, medida da ponta da alavanca ao pivô, ou ponto de apoio.

Step 1

Determine a massa do objeto que você deseja mover, pesando-o com uma balança. Multiplique o resultado por 9.8 -- aceleração da gravidade da Terra -- para conseguir o peso em newtons. Por exemplo, suponha que o objeto tenha uma massa de 20 quilogramas. Ele pesa 196 newtons.

Step 2

Encontre o comprimento do braço em metros, medindo do pivô até a ponta com o objeto. Multiplique a medida do comprimento pelo peso para determinar a força. Se o braço for de 2 m, a força total é 392 newtons.

Step 3

Divida esse valor pela quantidade de força exercida. Se ela vier de um objeto, pese-o. Por exemplo, supondo que o objeto pese 30 newtons, 392 dividido por 30 é 13,066. Logo, será preciso um comprimento de esforço de 13.066 metros para aplicar força suficiente para levantar o objeto.

eHow Brasil
×