Como calcular a potência de um motor monofásico

••• multimeter image by dinostock from Fotolia.com

Quando um motor elétrico entra em funcionamento, ele usa energia elétrica. Esse uso de energia é medido em watts ou amperes. A maioria dos aparelhos têm sua potência e amperagem impressos na embalagem, mas, se não tiver, é um processo simples calcular a potência a partir da tensão e corrente. Determinar a potência exige acesso a um multímetro digital e calculadora, bem como uma compreensão básica de matemática.

Passo 1

Ajuste o multímetro para variação de tensão automática. Escolha AC ou DC, de acordo com a fonte de energia. Determine a tensão aplicada ao motor colocando a ponta de prova preta no terminal negativo (-) do motor e a ponta vermelha ao terminal positivo (+). Com o motor em execução, anote a leitura de tensão.

Passo 2

Desligue o motor e desconecte a fonte de energia. Ajuste o multímetro para variação de corrente automática. Remova o terminal de energia positivo do motor. Conecte as pontas do multímetro ao terminal do motor e à ponta do fio removido. Ligue a energia e deixe o motor em execução por alguns segundos. Anote a corrente mostrada no medidor.

Passo 3

Multiplique a tensão pela corrente para descobrir a potência. Por exemplo, se a tensão for 120 volts e a corrente 10 amperes, a potência é 120 vezes 10, ou 1.200 watts.

Mais recentes

×