Os pesquisadores estudaram a cor dos olhos por mais de um século, e durante a maior parte desse tempo, acreditaram que essa característica seguia as regras simples da genética Mendeliana. Olhos castanhos eram dominantes, olhos azuis recessivos, e assim, se ambos os pais tivessem olhos azuis, a cor dos olhos de seus filhos, inevitavelmente, corresponderia à dos pais. Mas os cientistas vieram a perceber que a cor dos olhos é uma característica poligênica, o que significa que há a influência de mais de um gene nela. Embora seja possível estimar a probabilidade de um bebê ter uma cor de olhos em particular, diversos fatores influenciam nessa característica e o tom exato dos olhos que um bebê terá é um mistério que não será desvendado até o seu nascimento.
Passo 1
Determine a cor dos seus próprios olhos, a do seu companheiro e as dos pais e mães de ambos. Embora um bebê não venha a ter necessariamente a mesma cor dos olhos dos seus pais ou avós, os genes deles fornecem a influência mais direta sobre a cor dos olhos da criança.
Passo 2
Descubra a cor dos seus olhos e as dos irmãos de seu cônjuge. As cores dos olhos dos irmãos fornecem pistas sobre possíveis genes recessivos carregados em suas árvores genealógicas. Pais de olhos castanhos com irmãos de olhos verdes ou azuis podem transportar genes para olhos de cor mais clara, as quais seus filhos podem herdar.
Passo 3
Identifique se você ou seu companheiro vem de uma família onde os genes para determinada cor de olhos é mais comum. Na maior parte das famílias os olhos castanhos são comuns. Crianças com ascendência africana ou asiática, por exemplo, provavelmente terão olhos castanhos. As outras cores diferentes do castanho só aparecem com freqüência em populações brancas, e nelas estas podem até ser as cores mais comuns. Um estudo de 2004, da "Preventative Medicine" descobriu que 89% das mulheres e 87% dos homens islandeses tinham olhos azuis ou verdes.
Passo 4
Coloque as cores dos olhos de sua família em uma calculadora on-line para olhos de bebê, como a do Tech Museum. Esta calculadora fornece um modelo simplificado para prever a cor dos olhos do bebê, uma vez que supõe existir apenas três cores de olhos, e apenas dois genes influenciando a cor dos olhos, assim todo mundo que usa a calculadora tem a igual probabilidade de produzir crianças com olhos castanhos, azuis ou verdes. Apesar destes inconvenientes, a calculadora pode fornecer uma ideia aproximada da provável cor de olhos que o seu bebê terá.
Mais recentes
- National Center for Biotechnology Information: Variação na pigmentação da pele/cabelo/olhos [em inglês]
- "American Journal of Human Genetics;" As três partes do nucleotídeos - Polimorfismo do haplótipo - Introdução ao OCA2 - Explicando a variação da cor dos olhos em humanos; David L. Duffy, et.; Fev. 2007 [em inglês]
- Tech Museum; Qual será a cor dos olhos do meu filho?; Craig Rosa, et al. [em inglês]
- Tech Museum; Pergunte a um geneticista; Barry Starr; Out. 8, 2004 [em inglês]
- Tech Museum; Pergunte a um geneticista; Barry Starr; Mar. 26, 2009 [em inglês]
- "Preventative Medicine;" Fatores de risco para o melanoma maligno em uma população da Islândia; Vilhjalmur Rafnsson; agosto de 2004 [em inglês]
- Muitos bebês nascem com olhos azuis porque o pigmento da íris ainda não se desenvolveu. Mas após o nascimento, a luz estimula a produção de melanina, e os olhos do bebê podem começar a mudar. Você provavelmente terá uma boa ideia de qual será a cor dos olhos do seu bebê somente quando ele tiver entre 6 a 9 meses de idade.
- BananaStock/BananaStock/Getty Images