Cores comuns de olhos de coelhos
rabbit image by Henryk Olszewski from Fotolia.com
Apesar de coelhos não parecerem animais complicados, eles são muito mais do que simples animais sociáveis e curiosos. São reconhecidas mais de 40 raças, cada uma com suas próprias variações de cor, pelagem e orelhas. Para reproduzir as características desejadas de uma raça específica, o criador deve estar familiarizado com a genética do coelho.
Como a cor dos olhos é criada
A cor dos olhos dos coelhos é o produto do pigmento da melanina, assim como a coloração da pelagem. Em coelhos, os pigmentos específicos da melanina que são utilizados são: eumelanina e feomelanina. O primeiro é em tom preto-marrom e o segundo, vermelho-marrom. Esses tipos de melanina são armazenados dentro das células dos olhos e a cor é criada com base na quantidade armazenada e na maneira como são espalhadas através da estrutura celular. Os olhos azuis de coelhos contêm menos melanina e eles espelham a luz, o que os deixa na cor azul, apesar do pigmento marrom estar presente. Coelhos de olhos castanhos têm mais melanina armazenada, que condensa a luz refletida. No entanto, é a genética do coelho que determina a quantidade de melanina que será produzida e armazenada.
Genética
A genética determina coloração de um determinado coelho e, muitas vezes, a cor dos olhos está ligada a outros genes que determinam a coloração da pelagem. É por isso que diferentes raças de coelho apresentam olhos azuis e outros apresentam olhos vermelhos. Os genes dominantes são aqueles que estão sempre presentes, embora em alguns momentos outros tipos de genes possam modificá-los. Os genes recessivos não são expressos por si só, mas podem modificar um gene dominante. As cores dos olhos criados por genes dominantes são mais comuns, ao contrários das que são criadas por genes recessivos.
Cores comuns
Nos coelhos, o gene que produz os olhos castanhos é dominante e, por isso, a cor mais comum de olhos de coelhos é marrom. Olhos castanhos são os preferidos entre muitas raças diferentes e, muitas vezes, são considerados aceitáveis em coelhos que participam de shows de raças. Vários tons de azul e cinza são menos comuns, mas existem determinadas raças -- como o coelho anão da Holanda -- que têm essas cores como as preferidas. Olhos vermelhos ou rosa são uma mutação genética, mas através do cruzamento seletivo, eles se tornaram mais comuns em algumas raças do que em outras. Ainda assim, os olhos vermelhos e rosa são os tipos menos comuns.
Albinismo
Coelhos brancos com olhos da cor de rubi, também conhecidos como "REW", são coelhos albinos, e seus olhos vermelhos são um produto da falta de pigmentos de melanina. Uma vez que nenhuma melanina é produzida, não há cor nos olhos, e o que vemos é a cor dos vasos sanguíneos do coelho. Isso também torna essa raça míope, e por isso, às vezes, eles movem suas cabeças de um lado para o outro, como se eles tentassem trazer um objeto para o ponto focal.
Referências
Sobre o Autor
Marion Sipe has been a freelance writer, poet and fantasy novelist since 2000. Her work appears in online publications including LIVESTRONG.COM and eHow Home and Garden. Her fiction has been publish in Alienskin Magazine, Alternatives, and the Flash! anthology. Homeschooled, she spent her youth flitting around the country.
Créditos Fotográficos
rabbit image by Henryk Olszewski from Fotolia.com