Como calcular a relação de risco do colesterol HDL e do LDL

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Existem diversos números que devem ser considerados ao determinar sua saúde colesterol. Seu colesterol LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, é o mau colesterol; ele é transportado para as suas artérias e tecidos. O colesterol HDL, ou lipoproteína de alta densidade, é o bom colesterol; ele é transportado para o fígado para ser eliminado. TC, ou colesterol total, e os triglicerídeos são gorduras do sangue que também são importantes para a contagem do seu colesterol.

Determinando seu LDL

Passo 1

Divida o número do seu triglicerídeo por 5. Por exemplo, se seu triglicerídeo é 180, você dividirá 180 por 5, obtendo 36 como resposta.

Passo 2

Subtraia seu HDL do seu colesterol total. Usando nosso exemplo, se seu HDL é 40 e seu TC é 220, você deverá subtrair 40 de 220, obtendo 180 como resultado.

Passo 3

Subtraia o número que você calculou no primeiro passo (36) pelo número que você calculou no passo 2 (180). No nosso exemplo, 36 subtraído de 180 é igual à 144. Esse número é o seu colesterol LDL. O ideal para o seu LDL é estar abaixo de 130.

Determinando a relação do LDL para o HDL

Passo 1

Para determinar a relação do seu LDL para o seu HDL, divida seu LDL pelo seu HDL. Usando nosso exemplo, 144 dividido por 40 é igual a 3,6.

Passo 2

Determine seu risco. De acordo com "Cholesterol Down: Dez passos simples para baixar seu colesterol em 4 semanas — Sem prescrição de remédios", a razão do LDL com o HDL de 3.3 a 4,4 é considerado de baixo risco; de 4,4 a 7,1 é considerado médio; de 7,1 a 11,1 é considerado moderado e 11,1 ou maior é considerado alto risco.

Passo 3

Tente abaixar o seu LDL e aumentar o seu HDL para diminuir a razão para 3,0 ou menos, essa é a relação ideal.

Mais recentes

×