×
Loading ...

Como calcular tempos parciais em natação

Calcular os tempos parciais de um nadador é uma parte crítica do treinamento. Isso ajuda ao esportista a determinar a marcha durante a competição. As parciais podem ser usadas para determinar o desempenho de cada nadador individual em um turno, para repartir e analisar um evento de longa distância e inclusive para qualificá-lo para cortes de tempo especial ou competições. Com um entendimento básico das funções de um cronômetro e um pouco de matemática, é fácil calcular as parciais.

Instruções

Faça cálculos de parciais (woman swimming laps image by Wimbledon from Fotolia.com)
  1. Zere o cronômetro antes de cada competição.

    Loading...
  2. Aperte o botão de iniciar quando visualizar o sinal luminoso do sistema de cronometragem no início da largada. A luz viaja mais rápido que o som, por isso, para obter mais precisão, aperte "iniciar" quando enxergar a luz, e não quando ouvir o som do sistema.

  3. Aperte o botão de "parcial" no cronômetro depois que o nadador bater na parede a cada 50 metros. Registre o tempo parcial em uma folha de papel.

  4. Continue a registrar parciais a cada 50 metros até que a competição tenha sido finalizada.

  5. Aperte o botão de "parar" quando o nadador bater na parede no fim. Registre o tempo final no papel.

  6. Calcule os tempos de parciais subtraindo a parcial anterior das parciais sucessivas. Por exemplo, em uma competição de 200 metros, você registrará quatro tempos: Parcial um em 50 metros, a dois em 100 metros, três em 150 metros e a quatro em 200 metros para um tempo final. A parcial de 50 metros é igual a parcial um menos o tempo inicial (0 segundos). A segunda é a parcial dois menos a um, e assim por diante.

  7. Calcule parciais de 100 metros adicionando cada par de parciais de 50 metros juntas. As de 100 metros são mais desejáveis em eventos de longa distância, como as de nado livre de 1.500 metros e de 1.650 metros.

  8. Registre cada tempo de parcial calculado em papel.

Loading...

Dicas

  • Observe o sistema e cronometragem usado em piscinas internas. Alguns deles mostram parciais para cada raia na piscina, enquanto outros sistemas lhe dão apenas a parcial do nadador na liderança. Com o primeiro sistema não será necessário se preocupar em usar o seu próprio cronômetro, apesar de muitos treinadores os utilizarem de qualquer forma. Para facilitar os cálculos, talvez seja melhor converter minutos para segundos e, após a conclusão, converter o resultado novamente para minutos e segundos.

O que você precisa

  • Cronômetro
  • Caneta
  • Papel

Referências

Loading ...
Loading ...