Como calcular o volume de um disco
Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images
Observe como é possível determinar o volume de um objeto com formato de disco para saber quanto espaço ele ocupa. Geralmente, os volumes desse tipo de objeto são necessários em problemas de matemática e ciências. O volume de um objeto, em centímetros cúbicos ou metros cúbicos, depende de suas dimensões físicas, como espessura e raio, visto que um disco é um simplesmente um cilindro de pequena espessura comparada à sua largura. O raio é a distância do centro até qualquer ponto da borda do disco.
Step 1
Meça a espessura e a circunferência do disco em centímetros. A circunferência é a comprimento total da borda ângular do disco. Por exemplo, a espessura pode ser de 2 cm e a circunferência de 45 cm.
Step 2
Divida a circunferência por 2π para obter o raio do disco em cm. Utilize 3,14 para π. Continuando com o exemplo, 45 cm dividido por 6,28 ou um raio de 7,2 cm.
Step 3
Multiplique π pela espessura e pelo quadrado do raio para obter o volume do disco em centímetros cúbicos. Dessa forma, teremos: 3,14 x 2 x 7,2 x 7,2 = 325,6 cm³.
Step 4
Divida o volume por 1.000.000 para converter em metros cúbicos, visto que 1.000.000 cm³ é igual a 1 m³.
Referências
Sobre o Autor
William Hirsch started writing during graduate school in 2005. His work has been published in the scientific journal "Physical Review Letters." He specializes in computer-related and physical science articles. Hirsch holds a Ph.D. from Wake Forest University in theoretical physics, where he studied particle physics and black holes.
Créditos Fotográficos
Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images