Como calcular o volume de um disco

••• Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images

Observe como é possível determinar o volume de um objeto com formato de disco para saber quanto espaço ele ocupa. Geralmente, os volumes desse tipo de objeto são necessários em problemas de matemática e ciências. O volume de um objeto, em centímetros cúbicos ou metros cúbicos, depende de suas dimensões físicas, como espessura e raio, visto que um disco é um simplesmente um cilindro de pequena espessura comparada à sua largura. O raio é a distância do centro até qualquer ponto da borda do disco.

Passo 1

Meça a espessura e a circunferência do disco em centímetros. A circunferência é a comprimento total da borda ângular do disco. Por exemplo, a espessura pode ser de 2 cm e a circunferência de 45 cm.

Passo 2

Divida a circunferência por 2π para obter o raio do disco em cm. Utilize 3,14 para π. Continuando com o exemplo, 45 cm dividido por 6,28 ou um raio de 7,2 cm.

Passo 3

Multiplique π pela espessura e pelo quadrado do raio para obter o volume do disco em centímetros cúbicos. Dessa forma, teremos: 3,14 x 2 x 7,2 x 7,2 = 325,6 cm³.

Passo 4

Divida o volume por 1.000.000 para converter em metros cúbicos, visto que 1.000.000 cm³ é igual a 1 m³.

Mais recentes

×