Por quanto tempo a caneta permanente fica nas superfícies
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Apesar do seu nome, marcadores permanentes não são permanentes em todas as situações e materiais. Eles são comumente referidos dessa forma porque duram mais tempo do que os marcadores laváveis, que contêm tinta solúvel em água. Os marcadores permanentes resistem à lavagem, mas muitas vezes desbotam ou desaparecem dos materiais através de uma variedade de métodos.
Tinta permanente em roupas
Quando utilizada em roupas, a tinta de marcadores permanentes pode ou não ser lavada, dependendo do tecido da peça. Por exemplo, o algodão é bastante resistente à tinta permanente, enquanto que materiais como a lã são mais propensos a ficarem manchados. Ela é mais fácil de ser retirada se não tiver sido secada com o uso de calor ou produtos químicos. Marcadores de tinta permanente podem ser removidos em uma lavagem comum de lavandaria, na utilização de um removedor de manchas, na aplicação da laca sobre a mancha ou pela imersão da roupa no leite.
Tinta permanente na pele
O marcador não é permanente de verdade sobre a pele, ou seja, apesar de demorar um pouco para sumir, a tinta irá desaparecer. Ela também pode ser removida utilizando um pano para esfregar a superfície da pele com sabão de banho comum ou limpando ligeiramente o local com álcool ou acetona.
A tinta permanente não fixa em algumas superfícies
A tinta permanente dificilmente manchará áreas lisas e planas, como mesas de madeira, superfícies metálicas e lousas brancas. Apesar das manchas de tinta permanente poderem durar vários anos, se localizadas em superfícies lisas, planas e expostas ao sol, vários solventes ou fortes esfregões acabarão soltando-as.
A tinta permanente provavelmente fixará em outras superfícies
A tinta permanente geralmente causa manchas duradouras sobre superfícies porosas, tais como aquelas encontradas em paredes de interiores e tapetes. No entanto, mesmo nesses casos a tinta podia ser removida utilizando certos solventes e detergentes, apesar da possibilidade de uma descoloração residual. A utilização de produtos químicos juntamente com a esfregação pode remover totalmente ou em grande parte a tinta permanente de tais superfícies.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Sarah Scott has been writing for a variety of publications since 1994. Scott majored in English at California State University in Sacramento. She has worked as a teacher and tutor and enjoys teaching others. Her experience includes news copy, online articles, technical manuals as well as printed business advertisements.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images