×
Loading ...

O que faz com que os canos do ralo façam rangidos?

Barulhos no encanamento podem ser incômodos em uma casa silenciosa. Principalmente os canos de ralo podem fazer toda sorte de barulhos irritantes, independentemente de a água estar passando por ali ou não. Esses canos podem conectar vasos sanitários, pias, lava-louças ou banheiras, e existem diversos motivos pelos quais eles podem fazer barulho. É importante ressaltar que esse barulho não necessariamente indica que eles sejam inseguros ou ineficazes.

Os canos podem fazer barulhos por diversas razões (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tique-taque

Se o barulho identificado for um tique-taque, o motivo pode estar ligado à temperatura dos canos e da água. É possível que a água esteja quente e eles estejam se dilatando. À medida que ela flui pelo encanamento, ele se expande, e o barulho cessará quando essa dilatação acabar. É possível que isso ocorra toda vez que os canos forem usados.

Loading...

Vibração

Se os canos estiverem emitindo ruídos que se parecem com vibrações, pode ser devido ao dispositivo de economia de energia no aquecedor da água, pois ele pode começar a tremer quando a água quente for ligada. Se essa não for a causa, a vibração por ser produzida pelo contato entre os canos, pregos ou suportes no sistema de escoamento.

Barulho de quebra

Se o barulho ouvido for parecido com o de algo quebrando, pode ser devido à temperatura dos canos. Isso ocorre quando eles estão se resfriando. Com a água quente, o encanamento se dilata, e, ao esfriar, ele se contrai, causando esses barulhos. Isso é bastante comum com canos de cobre e pode ser amenizado com o uso de canos de plástico.

Assovio

Também é possível ouvir barulhos semelhantes a assovios no encanamento, o que pode ocorrer devido ao acúmulo de sedimentos. Quando isso acontece, há menos espaço para que a água flua, o que causa esse ruído. Para resolver o problema, faça uma limpeza no encanamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...