Cantis de couro feitos à mão
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images
A água é um dos componentes principais da vida, o que tem forçado as pessoas a encontrarem um jeito de levá-la em viagens. Uma das maneiras de fazer isso, é criar cantis ou garrafas de couro. Se quiser comprar um feito à mão, há vários tipos dentre os quais você pode escolher. Alguns fatores a considerar são a praticidade, a aparência e o uso que planeja para ele.
Cantis do velho oeste
A imagem que a maioria das pessoas tem de um cantil de couro, é aquele tradicional usado no velho oeste. Esses cantis eram grandes sacos de couro com uma aba selada por onde podiam beber ou despejar a água. Geralmente, eles eram grandes demais para uma pessoa carregar por onde fosse, então eram amarrados em cavalos ou outros animais de carga. Quando viajava por uma região particularmente árida, um vaqueiro ou garimpeiro carregava vários deles no animal.
Cantis gregos de pele para vinho
Os gregos antigos foram uma das primeiras culturas a usar couro para carregar líquidos. Esse tipo de recipiente era chamado de "askos", o que pode ser traduzido para "pele para vinho". Assim como o nome indica, primeiramente, os gregos os usavam para carregar vinho. Esses cantis ainda são usados hoje em dia em muitas partes da Grécia. Para usar esse tipo, você levanta o saco e espreme o vinho para a sua boca.
Sacos de cantis bota
O saco bota é um tipo de cantil espanhol de couro. Historicamente, os pastores espanhóis os usavam quando prendiam seus rebanhos. Esse cantil carregava muitos tipos de líquido, desde água a vinho, embora o último fosse mais comum. No passado, eles eram revestidos com resina para deixá-los à prova d'água. As versões modernas possuem forros de plástico.
Escolhendo o seu cantil
Se você quiser um cantil caseiro de couro que realmente seja usado para carregar líquido, compre um novo que tenha a aparência de um antigo, mas certifique-se de que o fabricante tenha usado um forro de plástico moderno. Senão, você pode ficar surpreso em saber como a água fica com um gosto ruim. Contudo, se quiser um cantil de couro somente como um item decorativo, o forro realmente não importa.
Sobre o Autor
Daniel Ketchum holds a Bachelor of Arts from East Carolina University where he also attended graduate school. Later, he taught history and humanities. Ketchum is experienced in 2D and 3D graphic programs, including Photoshop, Poser and Hexagon and primarily writes on these topics. He is a contributor to sites like Renderosity and Animotions.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images