Como fazer uma capa de edredom a partir de lençóis

••• Comstock/Stockbyte/Getty Images

Uma das melhores partes de ter ou alugar sua própria casa é decidir nos estilos de decoração. Com todas as mudanças de tendência, é difícil escolher apenas um estilo e mantê-lo. Uma mudança que pode fazer uma grande diferença no visual de um quarto é mudar a roupa de cama. Mas quem é que tem dinheiro para trocar um edredom várias vezes ao ano? Em apenas alguns passos você pode fazer sua capa de edredom customizada e acessível a partir de lençóis.

Costure uma capa de edredom

Passo 1

Decida que tipo de capa de edredom você quer em seu quarto e compre lençóis que combinem com sua ideia. O dinheiro extra que você gasta em um lençol mais durável e de alta qualidade vai valer a pena. Ele provavelmente será lavado frequentemente e pode ser utilizado durante anos. Muitas vezes você pode encontrar lençóis de tamanhos irregulares por um grande desconto em lojas de atacado. Compre dois lençóis lisos um tamanho maior que o da cama.

Passo 2

Lave e seque os lençóis novos para pré-encolher o tecido. Isto irá evitar que a capa de edredom encolha quando você lavá-la novamente. Passe os lençóis com um ferro quente, se necessário. Usando um chão limpo ou uma cama maior como área de trabalho, estique os dois lençóis. Alinhe-os um em cima do outro com o lado certo para o interior. Coloque o edredom ou cobertor existente na parte superior dos lençóis com o canto superior direito alinhado com o canto superior direito deles.

Passo 3

Com um marcador de tecido, marque uma linha ao redor do edredom ou cobertor. Devido aos cantos superiores direitos estarem alinhados e também as bordas, tudo o que você precisa é marcar uma linha na parte inferior e lado esquerdo do edredom. Marque a linha a 2,5 cm de distância da borda do lado comprido para que haja um excesso de 1,5 cm de tecido nos lados. Marque a linha inferior a 4 cm de distância para que haja um pouco mais de excesso de tecido embaixo.

Passo 4

Coloque o edredom de lado e use a tesoura de costura afiada para cortar as duas linhas que você marcou. Descarte o excesso de tecido. Alfinete juntos os dois lados ao longo das extremidades, certificando-se que os lençóis estejam esticados e perfeitamente alinhados. Para ser preciso, marque uma linha a 1,5 cm de distância das bordas ao longo das quatro extremidades. Esta é a linha que você vai costurar.

Passo 5

Começando no canto superior esquerdo dos lençóis, costure os dois lados e parte inferior, deixando o topo aberto. Em seguida, dobre os lençóis costurados no comprimento e marque o centro da dobra no topo do tecido com o marcador.

Passo 6

Meça 30,5 cm a partir do centro em ambas as direções e marque. Esta será a abertura por onde você vai poder colocar o edredom. Costure a parte superior de canto à abertura, em ambos os lados.

Passo 7

Vire sua nova capa de edredom do lado direito. Pressione as costuras com um ferro quente para mantê-las sem sobressalências. Pregue os botões e faça suas casas ou coloque os fechos na abertura inferior para mantê-lo fechado com segurança.

Passo 8

Coloque o velho edredom dentro da nova capa, sacodindo para espalhá-lo dentro dela. Coloque-o na sua cama para uma mudança no quarto rápida e sem gastos.

Mais recentes

×