Como remover silicone de pintura

••• single edged razor blade image by jimcox40 from Fotolia.com

Silicone, um óleo resistente ao calor ou um polímero parecido com borracha, é uma substância versátil utilizada em produtos como selantes e lubrificantes. Os selantes de silicone, como a calafetagem, são feitos para serem permanentes. O lubrificante de silicone tem uma grande capacidade de permanência. Essas qualidades fazem do silicone algo difícil de limpar ou remover. A maneira de remover o silicone de forma eficaz de superfícies pintadas é diferente dependendo se é selante ou lubrificante.

Calafetagem

Passo 1

Aqueça a calafetagem com uma pistola de calor não muito quente. Um secador de cabelo pode ser usado alternadamente.

Passo 2

Retire cuidadosamente um retalho da calafetação usando uma lâmina de barbear.

Passo 3

Tente descolar grandes pedaços de calafetação com as mãos. Continue a usar a lâmina de barbear para retirar a calafetação, se necessário. Tenha cuidado para não riscar a superfície. Segure a lâmina de barbear em um ângulo agudo para evitar que ela seja direcionada para a superfície pintada.

Passo 4

Limpe todos os pedaços residuais da calafetação com esfregão e solvente. Use luvas de borracha para evitar o contato da pele com o solvente.

Lubrificante

Passo 1

Molhe a estopa com solvente. Use luvas de borracha para evitar o contato da pele com o solvente.

Passo 2

Salpique detergente em pó no pano e no líquido derramado.

Passo 3

Limpe o líquido derramado. Continue dobrando a estopa para utilizar um lado limpo e evitar de continuar apenas espalhando lubrificante novamente na superfície. Troque a estopa quando necessário.

Passo 4

Lustre a área seca com um pano limpo e seco.

Passo 5

Repita esse processo se ainda houver algum lubrificante restante. Coloque algumas gotas de água sobre a área. Se a água formar gotas na superfície, ainda existe lubrificante. Se estiver repintando, o lubrificante deverá ser completamente retirado ou a nova tinta não aderirá.

Mais recentes

×