Características do rock'n'roll

O rock'n'roll causou um alvoroço quando surgiu

Creatas/Creatas/Getty Images

O rock'n'roll é um estilo musical surgido no fim da década de 1950. Pode ser descrito como um fusão entre o "rhythm and blues" e o "country". Ao lado do jazz e do country, o rock'n'roll é um dos únicos estilos musicais que os Estados Unidos podem chamar de seu. Quando surgiu causou um alvoroço, pois muitos diziam que era algo imoral. Desde aquela década, o rock'n'roll percorreu um longo caminho e se integrou à sociedade estadunidense.

Rhythm and blues

O rock foi parcialmente baseado no rhythm and blues. O R&B tem origem na música trazida pelos africanos ao continente americano. Não era do-wop ou jazz, mas certamente tinha um sentimento, e muitas das características foram emprestadas ao rock. Uma das características era a natureza participativa. Tanto um como outro possuem um vocalista principal que é confrontado com um coro de resposta. Isso também trouxe solos instrumentais que definiram o rock. Qualidade vocal é outra característica emprestada do R&B ao rock. Os vocalistas de rock costumam usar a voz rouca ou "granulada". As melodias são geralmente muito estreitas e só incorporou-se as blue notes acentuadas.

Country

A música country também emprestou muitas características ao rock'n'roll. Uma característica importante é a dependência da progressão de acordes, que foi emprestada dos estilos de violão do country. Músicas compostas por três ou quatro acordes repetitivos foram muito prevalentes no country no início, assim como no rock. Um bom exemplo disso seriam as músicas de Elvis Presley. As músicas de rock and roll muitas vezes são uma forma de contar histórias, que também era algo comum na música do interior dos EUA. Enquanto a batida que impulsiona o ritmo possa ter sido emprestada do R&B, o country também influenciou batida constante do rock.

Outras características

Dizem que o rock'n'roll nasceu no dia 12 de Abril de 1954, quando Bill Haley and the Comets gravaram a música "Rock around the Clock". As estruturas do verso e do refrão dessa música com um curto solo instrumental caracterizam o início do rock.

Gravações de Chuck Berry e Elvis vieram em seguida. As características fundamentais do rock o levaram a problemas na mídia e entre a população mais velha do interior. A batida constante e o estilo sensual de cantar levavam as pessoas a achar que elas podiam levar a juventude ao pecado. Os efeitos sobre uma guitarra amplificada pareciam mais barulho do que música de verdade e as letras que celebrassem as mulheres e os carros pareciam não ser tão interessantes. Apesar do cansaço inicial, o rock sobreviveu e continua a ser grande parte da vida estadunidense.

eHow Brasil
×