Curiosidades sobre a música mexicana
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images
Música é uma parte importante de cada cultura, e a mexicana não é diferente. A música mexicana reflete a história, as tradições, a arte e o sabor da sociedade e está em constante evolução para refletir as mudanças e o crescimento do povo.
História
As raízes da música mexicana encontram-se nas culturas indígenas antigas, como os astecas. Segundo o site Asteca-history.com, esse povo usava tambores, chocalhos e flautas, os quais ainda são usados na música popular mexicana atualmente.
Tipos
O tipo mais popular e amplamente conhecido da música mexicana é o mariachi. Outros tipos de música mexicana são o chamado norteño, que incorpora polca e valsas, banda de bandas militares e cúmbia. Os estilos modernos incluem música clássica, rock, rap e eletrônica.
Influência
A música mexicana combina tradições nativas com outras culturas. O mariachi tem fortes influências espanholas. O estilo de música cúmbia tem raízes colombianas e o norteño tem influências alemãs.
Instrumentos
As bandas de mariachi usam alguns dos mais distintos instrumentos musicais mexicanos. Eles usam violões especializados, como o guitarrón, que é uma espécie de um grande baixo, e as vihuelas, que são pequenos violões com as costas arredondadas. Essas bandas também usam uma harpa com 28 a 40 cordas. As maracas são um outro instrumento tradicional que ainda é usado na música mexicana.
Fatos
Os sacerdotes espanhóis levaram os instrumentos mariachi para o México para o uso em cerimônias religiosas, mas para o desgosto dos sacerdotes, a população local começou a usá-los para a música popular.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Debbie Tullos has more than 10 years of experience writing and producing for broadcast television. She holds a degree in mass communication from Louisiana State University. As a freelance writer, her work has been published on eHow.com and Trails.com.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images