×
Loading ...

O que causa o zumbido do transformador de força?

Caso já tenha ficado parado embaixo de um poste de telefone com um transformador instalado nele, você já deve ter ouvido o zumbido característico dessa unidade de eletricidade. Os filmes costumam realçar esse ruído para criar a sensação de que a energia está se movendo, mas o que realmente faz o transformador emitir esse som específico é um motivo mais científico. Grande parte disso tem a ver com os metais empregados na construção e funcionamento do transformador.

As redes de transmissão possuem transformadores conectados à elas (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Causa do zumbido

Nos transformadores elétricos, o zumbido ocorre a uma frequência de 120 Hz. Quando as vibrações alcançam esse nível de repetição, o metal utilizado para construir o núcleo interno do transformador começa a produzir um ruído. A vibração, ou zumbido, é uma reação do metal do aparelho à presença do campo magnético criado à medida em que a eletricidade passa através dele. Esse processo é chamado de magnetostrição.

Loading...

Níveis de zumbido

A quantidade de barulho produzido por um transformador depende do seu tamanho. Os transformadores industriais instalados no topo dos postes ou torres de transmissão emitem uma quantidade significativa de ruído devido à sua capacidade e à quantidade de voltagem que passa por eles. Unidades menores, do tamanho de uma mão ou menos, emitem um som ligeiramente audível na mesma frequência que seus primos maiores.

O processo científico

A magnetostrição ocorre quando as partes internas de ferro de um transformador que transmite a eletricidade através de peças condutivas reverte o caminho elétrico, para frente e para trás, pelo menos 60 vezes por segundo. Isso deixa o metal maleável à medida em que começa a se deformar um pouco. A deformação e reformação do metal cria o barulho, que é medido como um zumbido de 120 Hz. O processo ocorre tão rápido que o ruído é registrado pelos ouvidos humanos como uma vibração com zumbido.

Perigos

Qualquer unidade elétrica, seja no chão ou em um poste, deve ficar afastada. A quantidade de eletricidade envolvida para fazer uma dessas unidades grandes zumbir pode variar de 20.000 a 50.000 volts, o suficiente para matar uma pessoa instantaneamente, caso entre em contato com essa energia. Nunca se deve ignorar os avisos que costumam ser afixados em todo o equipamento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...