Como fazer uma antena utilizando fio de cobre

••• Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

As antenas simples feitas com fios de cobre podem ser concebidas para melhorar a recepção de rádio em diversas faixas de frequências. Um dos projetos mais comuns é o dipolo de meia onda, que é uma antena de fio de cobre que consiste em duas hastes iguais. Uma pessoa comum pode construir facilmente uma antena dessas utilizando ferramentas e materiais básicos.

Passo 1

Calcule o comprimento da sua antena dividindo 142 pela frequência, em Mhz, que você deseja sintonizar. Como exemplo, para uma antena que será sintonizada em 88 Mhz, divida 143 por 88. O resultado deverá ser dividido por 2 — esse valor será o comprimento, em metros, de cada haste da antena.

Passo 2

Corte dois pedaços de fio de cobre nas dimensões que você determinou no primeiro passo.

Passo 3

Coloque dois parafusos, distanciados por 2,5 cm, em um bloco pequeno de madeira.

Passo 4

Enrole uma ponta de cada pedaço de fio em um parafuso.

Passo 5

Coloque cada terminal do transformador em um parafuso. Aperte-os de modo que os fios e os terminais do transformador fiquem firmes no bloco de madeira.

Passo 6

Conecte uma ponta do cabo RG-6 ao transformador, sendo que a outra ponta deverá ser conectada ao terminal de antena do seu receptor.

Passo 7

Faça um pequeno laço na extremidade de cada pedaço de fio. Amarre um pedaço de corda em cada um desses laços e utilize as cordas para suspender a antena.

Mais recentes

×