Causas metafísicas da vertigem
scala image by fotografiche.eu from Fotolia.com
A vertigem é um tipo de tontura que pode trazer a sensação de movimento mesmo estando parado. Causas físicas e mentais têm sido atribuídas à vertigem. O uso de anti-depressivos, medicamentos para pressão arterial e drogas ilícitas também podem causar o problema. Fisicamente, uma pessoa que sofre de vertigem pode ter problemas que afetam o ouvido interno, distúrbios do sistema nervoso ou doença de Ménière. Há também causas metafísicas ou psicológica envolvidas. Pessoas que sofrem de vertigem devem consultar seus médicos para uma avaliação completa.
Questionando a vida e a morte
As pessoas podem sofrer de vertigem quando começam a compreender algumas questões mais existenciais da vida. Quando se perguntam se a sua vida tem sentido, podem experimentar uma sensação de tontura. Isto tem sido atribuído aos sentimentos pessoais de vazio e pequenez. Muitas vezes, o questionamento da vida e da morte ocorrer quando uma pessoa sofre a perda de um ente querido ou é diagnosticada com uma doença. Consultar um psicólogo é uma boa maneira de lidar com esses transtornos emocionais intensos, de acordo com Danielle Quinodoz no livro “Emotional Vertigo, Between Anxiety and Pleasure" ("Vertigem emocional, entre a ansiedade e o prazer", em tradução livre).
Sofrendo de ansiedade
Psicanalistas, incluindo Sigmund Freud concluíram que a ansiedade pode causar vertigem em algumas pessoas. Quando elas sofrem um ataque de ansiedade, a sensação de queda e tonturas muitas vezes o acompanha. Os ataques de ansiedade podem ser devastadores. Eles podem ser tão debilitantes que o paciente não sai de casa por medo de ter crises na rua. Abordar as causas da ansiedade pode ajudar a compreender as causas da vertigem. A ansiedade pode ser tratada farmacologicamente com medicamentos anti-ansiedade, anti-depressivos ou psicologicamente através de terapia, segundo Quinodoz e a American Academy of Family Physicians (Academia Americana de Médicos Familiares) em seu site AFP.
Não ter equilíbrio na vida
Naturopatas têm proposto que as pessoas que sofrem de vertigem, também sofrem com um sentimento de não estarem conectadas e de terem questões não resolvidas que causam desequilíbrio em suas vidas. Isto poderia significar sentimentos não resolvidos sobre a mudança de direção em suas vidas. Às vezes, as pessoas que tenham sofrido uma grande mudança podem sofrer de vertigem como uma maneira de lidar com os novos problemas que surgem. Naturopatas tentam curar vertigens naturalmente. A mediação ajuda a corrigir desequilíbrios nas vidas dos pacientes, de acordo com o site dherbs.com.
Referências
- "Vertigem emocional, entre a ansiedade e o prazer", Danielle Quinodoz; 1997 [em inglês]
- AFP: Distúrbio da ansiedade generalizada [em inglês]
- DHerbs: Vertigem [em inglês]
Créditos Fotográficos
scala image by fotografiche.eu from Fotolia.com