Causas pelas quais gatos perdem pelos na cauda

O seu gato está muito envergonhado de mostrar a cauda?

Image by Flickr.com, courtesy of Stefano Mortellaro

A queda de pelos não afeta apenas os seres humanos, mas também os animais. Essa perda é chamada alopecia. Embora possa afetar qualquer parte do corpo, a queda de pelos na cauda é comum em gatos. Vários motivos podem causar esta condição.

Comportamento

Seu gato pode estar entediado

Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli

Os gatos são indisciplinados e têm a tendência de mastigar qualquer coisa, inclusive sua própria cauda, não sabendo direito que se trata de uma parte deles. Geralmente, eles perderão esse comportamento durante o crescimento. Além de muito brincalhões, esses animais podem morder suas caudas por causa do tédio, especialmente se são confinados em espaços pequenos e interiores. Certifique-se de disponibilizar vários brinquedos para eles e atenção suficiente para preveni-los de se entediarem. Além disso, os gatos podem mastigar seus próprios rabos simplesmente por causa de uma coceira ou erupção cutânea.

Parasitas

O seu gato pode ter pulgas

Image by Flickr.com, courtesy of Doug Wheller

Se a queda de pelos é devido a uma coceira -- pulgas ou ácaros podem ser os culpados. Esses sugadores de sangue geralmente ficam da base da cauda. Os gatinhos são propensos a esses tipos de parasitas se eles têm permissão para correr fora de casa. Portanto, é sempre uma boa ideia obter com seu veterinário alguns cuidados preventivos contra pulgas e carrapatos.

Fisiológico

Uma série de injeções pode resolver o problema

Image by Flickr.com, courtesy of Nathan Forget

A queda de pelos pode ser devido a um problema fisiológico, como um desequilíbrio dos hormônios. Seu veterinário pode oferecer terapia hormonal para corrigir a condição, porém não sem efeitos colaterais. Essas reações adversas podem incluir uma mudança de personalidade, como comportamento agressivo, ou o desenvolvimento de problemas de fígado e coração.

Estresse

Um gato estressado pode sofrer com queda de pelos

Image by Flickr.com, courtesy of eva

O estresse muitas vezes é um fator importante na queda de pelos. Por exemplo, gatos que ficam em abrigos de animais estão sob constate estresse da ida e vinda de visitantes, latido de cães, etc. No entanto, há casos em que novos proprietários que adotaram gatos orgulhosamente informaram que seus gatinhos estão se adaptando à vida em casa, com um belo casaco felpudo onde costumava quase não haver pelos. O melhor remédio para o estresse é saber de onde ele vem. Os gatos são criaturas sensíveis e a menor alteração em seu ambiente pode causar ansiedade. Essas mudanças podem ser uma alteração na marca da ração, um novo animal de estimação ou a visita de um membro desconhecido da família ou amigo. Mesmo usar um chapéu que você normalmente não usa pode deixar seu gato com ansiedade. Seja paciente enquanto espera o seu animal se adaptar. Oferecer algum carinho extra no meio tempo neutraliza o estresse e pode minimizar a queda de pelos.

Outros

Essas são as causas mais comuns para a queda de pelos nos gatos, mas pode haver outras. Visite seu veterinário para obter um diagnóstico preciso da causa do seu gato.

×