Os huskies siberianos são cachorros perigosos?

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O husky siberiano possui uma genética mais próxima dos lobos do que qualquer outro cachorro. Como é uma raça criada para ser um cão trabalhador e não apenas de companhia, eles podem ser mais reservados do que outros cachorros. Chamá-los de perigosos seria um erro, já que é impossível generalizar uma raça inteira de cães.

Descrição do husky siberiano

Thinkstock/Comstock/Getty Images

De acordo com o American Kennel Club, o husky siberiano é um membro do grupo de cachorros trabalhadores. Eles variam no tamanho de 50 a 60 cm de altura na cernelha (ombros) e pesam por volta de 15 a 30 kg. Eles possuem pelagem de dupla camada e têm diferentes cores, de preto a branco puro, embora o preto e branco juntos sejam os mais populares. Suas orelhas de formato triangular ficam próximas uma da outra e posicionam-se no topo da cabeça. Seus olhos são cheios de expressão e podem ser marrons, azuis ou um de cada cor.

Temperamento do husky siberiano

Jeff J Mitchell/Getty Images News/Getty Images

O temperamento do husky siberiano é "amigável e gentil", de acordo com o site do AKC. Essa raça não apresenta os traços de um cachorro de guarda e não é adequada para treinamento canino na polícia ou para trabalho de proteção. Os huskies geralmente não são agressivos com outros cachorros e toleram bem estranhos humanos e caninos. Eles são inteligentes e ficam mais calmos e reservados à medida que amadurecem. Os huskies adoram aprender e agradar, portanto sendo um cachorro companheiro adequado para famílias.

Um bom conselho

Christopher Furlong/Getty Images News/Getty Images

Qualquer cachorro pode ser perigoso, amigável, extrovertido ou afetivo. Cada cão possui sua própria personalidade, experiência, educação, maneira e jeito de ser. O cachorro mais dócil e domesticado pode se tornar perigoso se for maltratado ou negligenciado, estiver com fome, machucado ou doente. Aqueles que generalizam sobre cães que são seguros ou perigosos, fazem isso por sua própria conta e risco. Assim como humanos, existem cachorros que agem inapropriadamente e possuem mau humor às vezes.

Os huskies siberianos em resgate

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Depois que o filme "Neve pra Cachorro" foi lançado, a popularidade dos huskies siberianos aumentou. Os huskies siberianos não são para todos. Seus pelos são grossos e precisam ser constantemente escovados. Eles tendem a ser incansáveis e não param quietos — foram criados para caminhar por quilômetros em tempo frio. Um husky siberiano deixado sentado no quintal em lugares onde o clima é quente, como no nordeste, não é um cachorro feliz. Esses cães são conhecidos entre os trabalhadores de resgate como "artistas de fuga", porque eles escaparão na menor oportunidade, e terminam em abrigos ou organizações de resgate da raça.

Uma palavra sobre cachorros perigosos

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Cachorros perigosos são aqueles que não são bem socializados. Cães que estão machucados, doentes ou foram abusados avançarão e morderão se provocados. Quando você adota um cachorro de uma organização de resgate, deve tentar conseguir o maior número de informações possíveis sobre o passado do animal. Um bom e respeitável treinador será capaz de ler a linguagem corporal do cachorro e avisará se é seguro levá-o para perto de crianças. Crianças pequenas devem sempre serem supervisionadas para que elas não machuquem o cachorro que pode mordê-las para se proteger. Para adotar um husky siberiano, visite uma organização de resgate da raça ou encontre uma fonte on-line, como o Petfinder.

Mais recentes

×