×
Loading ...

Como fazer uma célula animal tridimensional com isopor e papel colorido

Células animais são extremamente pequenas e podem ser vistas apenas com ampliadores, como um microscópio. As células possuem membranas que cobrem o lado externo da célula e uma parte interna chamada núcleo que contém o material genético. As partes remanescentes da célula são referidas como citoplasma. Ele consiste de uma proteína aquosa chamada citosol e de muitas organelas. Para fazer uma célula animal tridimensional com isopor e papel colorido, acrescente argila ou pérolas artesanais e limpadores de tubo. As pérolas podem formar as partes pequenas, enquanto os tubos podem formar os túbulos.

Instruções

Monte uma célula animal tridimensional como forma didática de ensinar as crianças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Cole ou passe uma fita adesiva em uma cartolina amarela ou preta ou em um pedaço de papelão. Desenhe uma forma oval ou de batata em uma folha de cartolina rosa ou oliva. A oval deve ter aproximadamente 16,2 cm de altura. A cor indica o citoplasma da célula.

    Loading...
  2. Crie o núcleo a partir de um círculo de 5 cm ou um meio círculo com uma bola ou um bloco de isopor. Use a cor azul-claro para pintá-lo ou utilize marcadores. Pinte os lados de azul para representar a membrana. Quando ele estiver seco, pinte um círculo de 2,5 cm de azul-escuro perto do canto superior direito, a aproximadamente 1,3 cm do topo. O círculo minúsculo representa o nucléolo. Cole-o no meio do círculo maior, a aproximadamente 3,5 cm do fundo.

  3. Corte cinco ou seis tiaras coloridas em um tamanho não maior do que 3,5 cm e, então, dobre-as e cole juntas. Anexe várias pérolas artesanais verde-escuras para representar o retículo endoplasmático rugoso, chamado RE. Ao invés de pérolas, peças coloridas de argila ou espuma pintada podem ser utilizadas. Crie um segundo conjunto, sem pérolas, para representar o RE liso. Cole o RE rugoso próximo ao lado superior direito do núcleo. Coloque o RE liso próximo ao rugoso.

  4. Construa os ribossomos. Cole um conjunto de seis a oito pérolas pretas próximas ao topo, fundo direito e fundo esquerdo da célula.

  5. Construa os lisossomos e os peroxissomos. Use pérolas vermelhas para os lisossomos e verde-claras para os peroxissomos. Cole-as próximas à parte superior da célula.

  6. Coloque entre quatro a seis tiaras coloridas de verde-claro próximas umas das outras e, então, dobre-as em meio círculo, para formar o Golgi. Cole-as abaixo do RE, próximo ao inferior direito do núcleo. Finalize a construção do Golgi colando várias pérolas verde-claras nas proximidades. Use pérolas roxas para as vesículas secretoras e cole-as próximas ao complexo de Golgi.

  7. Forme a mitocôndria cortando quatro elipses de espuma de 2,5 cm. Pinte as bordas de rosa-escuro e o interior de um leve tom de rosa. Desenhe várias listras convergentes de rosa-escuro em cada uma das laterais. Coloque duas próximas ao topo da célula e duas próximas ao fundo, a aproximadamente 2,5 cm de distância.

  8. Corte três ovais, de aproximadamente 1,3 cm de diâmetro, para representar os vacúolos. Pinte-os de azul-claro. Cole um próximo ao canto superior esquerdo do núcleo e outro próximo ao fundo e cole o restante próximo ao inferior esquerdo, perto do complexo de Golgi.

  9. Crie o centrossomo. Corte seis tiaras de cor oliva em um comprimento de 1,25 cm ou menor. Coloque-as eretas, para que fiquem na vertical e, então, cole-as juntas. Deixe-as próximas ao canto superior esquerdo do núcleo, antes do RE rugoso. De forma alternativa, crie o centrossomo a partir de um pedaço circular de isopor e pinte-o de cor oliva.

  10. Cole várias listras de tiaras coloridas de oliva em todo o interior da célula, próximas às bordas. Elas representarão o citoesqueleto, que é formado por microtúbulos, microfilamentos e fibras.

Loading...

O que você precisa

  • Bolas ou blocos de isopor
  • Cartolina
  • Papelão
  • Tiaras coloridas
  • Pérolas de artesanato
  • Argila
  • Lápis
  • Papel
  • Régua
  • Marcadores
  • Tinta
  • Pincel
  • Tesoura
  • Cola
  • Fita métrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...