Como medir o pulso da artéria femoral de um cão

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images
Certas doenças ou traumas podem fazer com que os batimentos cardíacos do seu cão caiam. Saber como medir o pulso femoral do seu animal e interpretar os resultados podem ajudar a determinar quando o seu cão precisará de atenção médica. A artéria femoral é a principal artéria na parte de trás da perna do seu cão, e é o melhor lugar para medir o pulso do seu cão. A prática o ajudará a localizar facilmente a artéria femoral do cão, mas se você ainda possuir dúvidas, peça a ajuda de um veterinário para medir o pulso do seu cão para que você possa aprender a técnica adequadamente.
Step 1
Segure uma das patas traseiras do seu cão suavemente com uma mão. A partir do abdômen inferior, deslize o seu dedo indicador e o dedo médio para baixo em direção a coxa de seu cão.
Step 2
Coloque dois dedos no local onde a perna do cão encontra o corpo. Deslize os dedos em torno dessa área até que você possa sentir o pulso do cachorro.
Step 3
Conte quantas pulsações você sente no tempo de 15 segundos. Use um relógio ou cronômetro para medir o intervalo de tempo. Tome o número de pulsações que você contou e multiplique por 4 para obter o número de batimentos por minuto.
Referências
Recursos
Dica
- O pulso normal em cães menores é de 140 a 160 batimentos por minuto. Cães de médio porte geralmente possuem uma frequência cardíaca de 120 a 140 batimentos por minuto, enquanto cães de grande porte podem ter uma frequência de 60 a 80 batimentos por minuto. Filhotes geralmente possuem a pulsação mais rápida, com média de mais de 220 batimentos por minuto.
Advertência
- Evite usar o polegar para medir o pulso do seu cão, já que você pode acabar sentindo o seu próprio pulso se pressionar com muita força.
- Leve seu cão ao veterinário se sua taxa de pulsação cair abaixo de 70 batimentos por minuto ou se você observar que ele ofega ou respira com dificuldade.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images