Como fazer um cérebro em argila

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Devido à sua textura e versatilidade, a argila é um meio perfeito para modelar um cérebro. Excelente para um projeto escolar ou um artesanato para um dia chuvoso, construir um modelo do cérebro pode ensinar às crianças a respeito de suas diferentes partes e funções. É fácil diferenciar entre as partes do cérebro, utilizando argilas de diferentes cores para modelar cada uma. Mostre o modelo para seus amigos e colegas e eles podem querer fazer um também.

Passo 1

Cubra a mesa com papel encerado para facilitar a limpeza.

Passo 2

Crie as duas maiores partes do cérebro, os hemisférios direito e esquerdo, formando dois largos semicírculos (hemisfério é uma palavra grega para semicírculo).

Passo 3

Coloque um pequeno pedaço de argila de uma cor diferente entre os dois hemisférios para representar o corpo caloso, que serve como uma ponte entre eles.

Passo 4

Crie os sulcos e giros que cobrem o córtex cerebral (superfície externa dos hemisférios) enrolando pedaços finos de argila e anexando-os ao córtex.

Passo 5

Modele o cerebelo fazendo duas pequenas bolas de argila e anexando-as à parte posterior do córtex. Amasse ambas em um só elemento, pois não são pedaços separados, como os hemisférios.

Passo 6

Faça o tronco cerebral, a parte do cérebro que o conecta à medula espinhal. Faça um pedaço de argila fino e curto, que pareça com um caule de flor. Conecte-o entre as duas formas que constituem o cerebelo.

Mais recentes

×