O que é o certificado ISO 9002?

A norma ISO 9002 é uma parte obsoleta da família de normas ISO 9000. Ela foi retirada dessa família no ano 2000. Concentrava-se em normas de garantia de qualidade de processos de produção, instalação e serviços. A certificação ISO 9002 era usada por empresas que não possuíam um componente de criação de modelos no seu plano de negócios.

Família ISO 9000

A Organização Internacional para Padronização (ISO) desenvolveu a família de normas 9000 para ser adotada voluntariamente pelas empresas. Essa norma enfatiza a documentação de todos os processos desempenhados por uma empresa, desde a criação de um modelo de calibragem de equipamento até a instalação de um produto. A ênfase na documentação auxilia as empresas a padronizar práticas de negócios, define claramente todas as funções e assegura que todos os funcionários estejam seguindo os mesmos procedimentos, se for o caso. Até o ano 2000, a família ISO 9000 compreendia as normas ISO 9011, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. Uma empresa podia obter certificações na norma ISO 9000 que fossem aplicáveis a ela. Governos e empresas frequentemente exigem a certificação ISO 9000 de seus fornecedores e prestadores de serviços.

ISO 9002

A norma ISO 9002 traçou padrões de garantia de qualidade específicos para empresas que exerciam atividades a partir de um modelo estabelecido, mas que não criavam, elas próprias, esse modelo. Essa norma incluía procedimentos de revisão de contratos, controle de manutenção de produtos fornecidos pelo cliente e técnicas de estatística. No ano 2000, ela foi absorvida pela norma ISO 9001, pois elas eram similares. O padrão de garantia de qualidade da ISO 9001 abrangia tanto as partes de produção, manufatura e serviço da 9002 como ainda o processo de criação de modelos.

Tipos de empresas

Os tipos de empresas que se beneficiavam ao obter a certificação ISO 9002 incluíam lojas de montagem personalizada, fornecedores de contratos de trabalho, empresas e organizações de serviços, como agências de assistência social, escolas e hospitais. Grandes empresas poderiam obter a certificação ISO 9002 para suas divisões manufatureiras, especialmente se essas divisões funcionassem como subsidiárias. Esse tipo de empresa recebe os mesmos benefícios sob a norma ISO 9001 caso elas obtenham essa certificação.

Processo de certificação

Empresas que implementam normatizações da família ISO 9000 frequentemente contratam um consultor de certificação para auxiliar a promover as mudanças necessárias para obter a certificação. Uma empresa buscando certificação necessitará descrever as funções de cada posto de trabalho dentro dela e criar procedimentos para a manufatura e instalação de produtos. Esse processo pode levar de 10 a 24 meses. Depois de implementar as recomendações do consultor, a empresa terá de contatar um registrador do American National Standards Institute a fim de verificar se os padrões ISO foram atendidos. O registrador, então, a recomendará para a certificação.

eHow Brasil
×