×
Loading ...

Cinco domínios para o desenvolvimento da primeira infância

Existem cinco principais áreas de desenvolvimento sobre as quais os pais precisam ter ciência durante o crescimento da criança. Esses cinco domínios são conhecidos como cognitivo, emocional, social, adaptável e físico, e cobrem quase todos os aspectos da vida de uma criança. Os médicos ocasionalmente gravam e analisam especificamente o domínio cognitivo durante os exames. No entanto, os outros domínios são muito importantes para o desenvolvimento de seu filho em idade pré-escolar.

As crianças em idade pré-escolar desenvolvem-se rapidamente (little preschooler image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Físico

Durante essa fase de desenvolvimento, a criança desenvolve rapidamente suas habilidades motoras finas e grossas. Ela aprenderá a saltar e se equilibrar em um pé só, escrever letras e números, desenhar formas, e jogar e pegar uma bola.

Loading...

Cognitiva

O domínio cognitivo é aquele onde as crianças começam a pensar e fazer perguntas sobre onde as coisas estão e por que estão acontecendo. O desenvolvimento cognitivo ocorre rapidamente durante os anos pré-escolares. Durante esse período, as crianças podem imaginar objetos que estejam sendo descritos sem que eles estejam fisicamente presentes. As crianças também começam a formar conceitos estáveis ​​sobre seu ambiente e seu próprio ser.

Emocional

O desenvolvimento emocional tende a crescer à medida em que o desenvolvimento social cresce. As crianças começam a entender que as ações têm conseqüências e começam a aprender a gerir as suas emoções. Elas começam a perceber que podem gerenciar tais emoções como medo, tristeza, raiva e felicidade. Sua auto-confiança também está sendo desenvolvida, e negligenciar o seu filho pode começar a causar um impacto muito negativo.

Social

Embora a empatia não seja um ponto forte nesta idade, seu filho mostrará sinais deste desenvolvimento conforme começar a compartilhar mais informações de bom grado. Ele também começará a desenvolver habilidades de resolução de conflitos e a entender o básico por trás do raciocínio e de como o mundo funciona, e ambos os bons e maus aspectos de ser um membro cooperativo e ativo da sociedade. Ele também começará a participar de atividades em grupo, especialmente jogos, e ainda desfrutará de momentos de brincadeiras imaginárias.

Adaptativo

Os domínios adaptativos no início da infância referem-se à capacidade de uma criança utilizar habilidades da vida diária, tais como se vestir, escovar os dentes, pentear o cabelo e até mesmo ser capaz de tirar o leite da geladeira. Conforme seu filho atinge a fase pré-escolar, ele deve aprender a tirar ou abotoar camisas e deve utilizar o banheiro sozinho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...