Quais são os quatro objetivos da Psicologia?
MRT vom Schädel image by Marem from Fotolia.com
Psicologia é a ciência social da mente humana e sua interação com o meio ambiente. Desde o seu desenvolvimento moderno no século XIX, a psicologia se tornou uma ciência analítica e preditiva com numerosos subcampos. Como acontece com qualquer ciência, especialmente as ciências sociais, há limitações para o alcance do campo, mas a psicologia tem feito avanços significativos, concentrando-se em seus objetivos principais: descrição, explicação, previsão e mudança de comportamento.
Descrição
Ao descrever o comportamento, os psicólogos tentam entender o que é normal e aceitável e o que não é saudável. O comportamento observado inclui pensamentos, sentimentos, atitudes, metas, motivação, ações e reações. Psicólogos explicam o comportamento humano através de métodos como estudos de caso, observação, pesquisas, testes e estudos correlacionais.
Explicação
As tentativas dos psicólogos para explicar o comportamento refletem o objetivo fundamental de toda a ciência - a compreensão de nosso universo e nosso lugar nele. Vários teóricos, desde Freud e Jung até Skinner e Rogers, ofereceram várias teorias para explicar o personalidade, desenvolvimento e motivação. Explicações são limitadas, é claro, porque muitas vezes elas são culturalmente restritas, isto é, uma explicação não pode explicar um comportamento semelhante em uma cultura ou sociedade diferentes. A explicação é frequentemente determinada através da observação qualitativa e quantitativa, incluindo experimentação.
Previsão
A psicologia também tenta prever o comportamento. O objetivo da previsão é determinar quando um indivíduo fará escolhas saudáveis ou não saudáveis, ou como um indivíduo irá atuar no ambiente e com estímulos. Considere as vantagens de prever se um estudante vai ser bem sucedido em uma certa universidade, com base no seu comportamento passado em um ambiente similar. Embora a previsão não seja infalível, ela permite que instituições e indivíduos façam escolhas com mais informações sobre seu futuro.
Mudança de comportamento
Modificar o comportamento pode ser saudável ou não, mas dentro de limites éticos, a psicologia tenta voluntariamente estimular indivíduos e grupos a mudar o comportamento para um ganho de saúde prolongado. Teorias da personalidade e desenvolvimento divergem quanto à melhor forma de incentivar mudanças de comportamento. Alguns comportamentalistas acreditam em reforço repetitivo, enquanto positivistas acreditam no discurso cognitivo honesto. A psicologia pode ser usada na educação, correção social e estruturas organizacionais para extração de comportamentos e atitudes preferidas.
Limitações
Como acontece com qualquer ciência, e especialmente na ciência social, a psicologia é limitada dentro de seus próprios objetivos. A descrição de um indivíduo, por exemplo, não pode prever o comportamento de um grupo. Usando experimentação e análise estatística e desenho em fontes múltiplas, a psicologia continua a se desenvolver, no entanto, em um respeitado campo de estudo que visa beneficiar a todos nós.
Mais Artigos
Referências
- "Esboço de Schaum de teoria e problemas de introdução à Psicologia"; Arno F Witting; 2001
Sobre o Autor
Based in Houston, Bruce J. Martin specializes in pedagogy, male health and education research. He has published articles in men's health magazines and "The Chronicle of Higher Education." A former middle school teacher of the year, Martin has degrees in English, psychology and education, and is completing his Ph.D. in rhetoric and composition studies at the University of Houston.
Créditos Fotográficos
MRT vom Schädel image by Marem from Fotolia.com