Como usar um clinômetro

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
O clinômetro é um instrumento usado para medir indiretamente o altura de objetos a distância. Eles baseiam-se na geometria de triângulos para que você determine a altura visualmente, em vez de medi-la fisicamente. Por exemplo, os clinômetros são normalmente usados para medir a altura de árvores, plantas, prédios, torres, postes e outros objetos, os quais medir fisicamente poderia tomar muito tempo. A lente de um clinômetro possui uma escala impressa em unidades que variam, dependendo do tipo de instrumento. Os passos básicos para usá-los são os mesmos para todos os tipos.
Step 1
Posicione-se a uma distância necessária do objeto que você deseja medir. A distância, conhecida como distância da base, varia de acordo com o tipo de clinômetro. Por exemplo, a distância da base para um clinômetro métrico é de 15 m.
Step 2
Segure o lado direito do clinômetro com uma mão. A informação impressa na lente só fornece dados precisos quando o clinômetro for segurado com o lado direito para cima. O lado de cima é indicado na caixa.
Step 3
Olhe com um olho, através da lente, o objeto que você quiser medir. A escala na lente será projetada no objeto.
Step 4
Posicione visualmente o objeto contra a escala mostrada na lente. Observe os valores para a base e topo do objeto. Ao usar um clinômetro métrico para medir um poste, você pode ver que a base se alinha com o número 3 na escala da lente e o topo se alinha com o número 6.
Step 5
Subtraia o valor da base do valor do topo para determinar a altura do objeto na unidade do clinômetro. Nesse exemplo, o valor do topo do poste é 6 e o da base é 3. Subtraindo 6 por 3 se tem a medida de 3 m de altura.
Referências
Sobre o Autor
Sam N. Austin began writing professionally in 1990, and has held executive and creative positions at Microsoft, Dell and numerous advertising agencies. Austin writes on health and well-being as well as linguistics and international travel, business, management and emerging technologies. He holds a Bachelor of Arts in French from the University of Texas where he is a Master of Arts candidate in Romance linguistics.
Créditos Fotográficos
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images