×
Loading ...

Como fazer uma cobertura plástica para hortas

Se precisar de uma cobertura fácil e rápida para proteger seus legumes da geada ou ventos intensos, você pode fazer construir uma em plástico. Embora existam túneis e pinos em forma de U a preços acessíveis, se tiver algumas estacas, potes e uma lona de plástico transparente ou fosco, pode levantar a cobertura sempre que quiser e removê-la facilmente quando terminar a ameaça de baixas temperaturas. Se deixar a lona, sua cobertura plástica pode continuar a fornecer proteção sem bloquear os raios solares.

Instruções

Como fazer uma cobertura para sua horta (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Finque uma estaca no solo em cada canto da fileira de plantio que deseja cobrir e a uma distância de 30 a 40 cm de cada lado. Pressione-a até 30 cm de profundidade.

    Loading...
  2. Coloque um pote vazio virado ao contrário sobre o topo de cada estaca. O fundo do pote evitará que a lona fique presa na estaca e se rasgue.

  3. Estique a lona sobre as estacas, de maneira que ela toque no solo dos dois lados da cova de plantio. Se precisar de usar mais do que uma lona, certifique-se de que elas se sobrepõem por, no mínimo, 15 cm para cobrir a cova sem criar intervalos.

  4. Prenda as extremidades da lona no solo colocando pedras ou tijolos sobre elas. Se tiver tecido de lona em excesso, dobre as pontas para cima e coloque o tijolo sobre a dobra para segurá-la.

Loading...

Dicas

  • Pode-se reciclar facilmente itens que tem em casa para fazer a cobertura, usando potes lavados que utiliza para armazenar molho de espaguete, geleia ou picles. Também pode cobrir a horta usando cortinas de banheiro transparentes ou foscas.
  • Reutilize os potes de vidro como campânulas sempre que tiver mudas pequenas muito espaçadas, como as abobrinhas que são plantadas até 90 cm de distância umas das outras, em vez de esticar a cobertura plástica sobre elas.

Aviso

  • Se deixar a cobertura plástica sobre as plantas por um período de tempo longo, lembre-se que será preciso removê-la para irrigar manualmente as plantas. Mesmo com chuva, se você mantiver a cobertura sobre as plantas, suas raízes não receberão água, por isso certifique-se de irrigá-las você mesmo.

O que você precisa

  • Estacas de madeira para jardim com 90 cm de comprimento ou maiores
  • Potes de vidro vazios
  • Lonas plásticas transparentes ou foscas
  • Pedras grandes ou tijolos

Referências

Loading ...
Loading ...