Como colar madeira MDF

••• bottle of glue on black marble image by phizics from Fotolia.com

Placa de fibra de média densidade (MDF) é frequentemente usada em vez de madeira sólida para muitos projetos de interiores, como construção de móveis. Seus componentes podem reter a umidade, o que dificulta a colagem se você usar o tipo errado de cola. Aprender a pré-colagem vai permitir que você mantenha as fibras intactas e a placa utilizável. Você não precisa de um faz-tudo profissional para ensiná-lo a colar MDF. O processo é simples e pode ser feito por qualquer pessoa.

Passo 1

Coloque os pedaços de MDF que deseja colar em uma superfície plana. Isso vai evitar que ela escorra após aplicá-la e antes que seque.

Passo 2

Passe uma fina camada de acetato de polivinila ou cola à base de poliuretano onde quer colar. Deixe secar até que esteja apenas um pouco pegajosa. Isso é chamado de pré-colagem e vai impedir que o MDF inche devido à umidade na cola. Você pode usar um pincel para espalhar ou usar o pincel aplicador que veio com a cola.

Passo 3

Aplique uma segunda camada fina de acetato de polivinila ou cola de poliuretano nas áreas que você quer colar da mesma forma que fez com a primeira camada.

Passo 4

Pressione as peças de MDF juntas, utilizando uma grande quantidade de força. Depois que a cola secar, você não vai ser capaz de separá-las, por isso certifique-se de que esteja tudo alinhado exatamente como você quer.

Passo 5

Prenda as peças para garantir que elas não se separem conforme a cola seque. Espere 24 horas. As braçadeiras vão garantir um vínculo forte.

Passo 6

Remova as braçadeiras e continue o seu projeto com MDF.

Mais recentes

×