Como conectar um teclado Yamaha ao computador

••• Piano keyboard image by joephoto from Fotolia.com

Conectar um teclado Yamaha a um computador com sistema operacional Windows ou Mac é uma tarefa bastante simples e que pode melhorar seu modo de criar músicas. Essa conexão permite realizar gravações de músicas ou transferir arquivos de áudio armazenados no teclado para o computador, com intuito de efetuar edições ou compartilhamento com outras pessoas. Pode-se também transferir arquivos do computador para o teclado, de modo que você disponha de mais efeitos sonoros. Efetuar essa conexão é muito mais valiosa para um músico do que os poucos minutos necessários para realizá-la.

Sistema operacional Windows

Passo 1

Posicione o teclado e o computador de modo que você tenha acesso fácil a ambos. Assim, evita de ficar caminhando pelo ambiente, de um lado para o outro, para conectar os aparelhos, e também evitará a bagunça de fios espalhados pelo chão.

Passo 2

Desligue o teclado Yamaha.

Passo 3

Vá ao site da Yamaha e baixe o software específico para o seu modelo de teclado e do seu sistema operacional. O link do site está na seção "Recursos".

Passo 4

Extraia o programa para o computador.

Passo 5

Localize a porta USB ou a MIDI do teclado Yamaha. Caso seu teclado possua as duas portas, poderá escolher entre usar o cabo USB ou o cabo USB-MIDI. Ter os dois não será necessário.

Passo 6

Insira um terminal do cabo USB na porta USB do teclado. Se estiver usando o cabo USB-MIDI, insira o terminal MIDI na porta "MIDI IN" e "MIDI OUT" do teclado. Conecte o outro terminal USB, tanto do cabo USB quanto do cabo USB-MIDI, no computador.

Passo 7

Ligue o teclado. O computador deverá reconhecer o aparelho. Quando a instalação Wizard aparecer, clique em "Agora Não" e em "Prosseguir".

Passo 8

Clique em "Instalar a partir de uma lista ou um local específico", quando essa opção for apresentada e em "Prosseguir".

Passo 9

Marque a caixa "Incluir este local na pesquisa" e clique em "Procurar...". Selecione a pasta na qual você baixou e extraiu o programa do teclado Yamaha e clique em "Avançar". O assistente de instalação procurará os arquivos. Você pode ser alertado que o programa não foi validado pelo Windows, clique em "Continuar" para prosseguir com a instalação normalmente.

Passo 10

Clique em "Finalizar", quando a instalação estiver completa. Quando for solicitado para reiniciar o computador, clique em "Sim" e o sistema será reiniciado.

Passo 11

Faça o login e clique em "Iniciar" e em "Painel de Controle". Clique em "Yamaha MIDI Driver USB". Se o seu teclado Yamaha estiver listado, você conseguiu conectá-lo com sucesso ao computador.

Sistema operacional Mac

Passo 1

Desligue o teclado Yamaha.

Passo 2

Baixe o driver do seu modelo de teclado e do sistema operacional pelo site da Yamaha. Extraia o arquivo no computador, para uma pasta que você encontre facilmente.

Passo 3

Localize uma porta USB ou uma porta MIDI no teclado Yamaha.

Passo 4

Insira um terminal do cabo USB na porta USB no teclado. Como na seção 1, se estiver usando um cabo USB-MIDI, insira o terminal MIDI nas portas "MIDI IN" e "MIDI OUT" do teclado. Insira o outro terminal, ou do cabo USB ou do cabo USB-MIDI utilizado, na porta USB do computador.

Passo 5

Ligue o teclado.

Passo 6

Abra o arquivo "Yamaha USB-MIDI.mpkg" no computador Mac e clique em "Continuar", quando a tela de instalação aparecer.

Passo 7

Clique em "Instalar" e entre com a senha do administrador, clique em "OK" para iniciar a instalação. Feche a tela de instalação quando o processo estiver sido concluído.

Passo 8

Ligue o teclado Yamaha.

Passo 9

Clique na pasta "Aplicativos" e em "Configurações de Áudio MIDI".

Passo 10

Clique em "Dispositivos MIDI". Se o seu teclado for listado na tela, ele e o programa do driver foram instalados corretamente. Para testar a conexão, clique em "Teste de configuração" e toque algumas teclas no teclado. Se ouvir os sons das notas que está tocando no computador, a conexão foi realizada com sucesso.

Mais recentes

×