Consequências de um crescimento populacional elevado

••• stadium crowd image by Sean Wallace-Jones from Fotolia.com

O crescimento acelerado da população humana na Terra pode ter várias consequências. Todas as espécies do planeta têm um limite de crescimento populacional. Quando ele é ultrapassado por uma determinada espécie, a saúde do mundo, de outras espécies e das espécies superpopulosas é colocada em risco. Se o crescimento populacional humano não diminuir, os seres humanos serão confrontados com algumas decisões muito difíceis. No entanto, ao analisar as consequências do crescimento populacional, os seres humanos podem encontrar soluções para o problema antes que o impacto sobre a Terra seja irreversível.

Doenças

virus alert image by dead_account from Fotolia.com

De acordo com Earth Portals, "Além da fome em massa, os biólogos acham que um patógeno letal poderia evoluir e espalhar-se pelo mundo em questão de horas através do nosso sistema de transporte". Com o aumento da população humana, as chances de mortes em massa causadas pela infecção de um vírus também aumenta. Isto resulta da facilidade com que a sociedade industrializada espalha o vírus de pessoa para pessoa. Quanto mais seres humanos houver em uma mesma área, maior será a taxa de infecção.

Extinção de espécies

dino image by timur1970 from Fotolia.com

As atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e a produção de alimentos agrícolas, estão causando a extinção de espécies. Alguns habitats estão sendo reduzidos ou extintos como resultado do aquecimento global. De acordo com Earth Portals, "A taxa de variação do ecossistema agora é tão rápida que as espécies que anteriormente sobreviveram à extinção em massa podem não ser capazes de adaptar-se ao novo mundo". Essa extinção de espécies pode ter consequências inesperadas.

Competição por recursos

oil well image by michael langley from Fotolia.com

Quando os recursos não renováveis esgotarem​​, como o petróleo, as discussões sobre quem possui esses recursos surgirão. De acordo com a Universidade de Michigan, "Muitas pessoas argumentam que não é necessário controlar a população porque a nossa tecnologia poderá aumentar a produção de alimentos, encontrar muito mais petróleo bruto e gás natural e, futuramente, até mesmo dominar a técnica de gerar grandes quantidades de energia a partir da água do mar, através da fusão termonuclear controlada". Esta tese para o crescimento da população não leva em consideração as consequências inesperadas que podem ocorrer quando a produção de recursos for aumentada. Acidentes como o derramamento de petróleo no Golfo, em 2010, são um lembrete do quão perigosa pode ser a obtenção de recursos.

Consequências econômicas

economy avenue, concept photo image by Albo from Fotolia.com

De acordo com as Nações Unidas, "O rápido crescimento populacional é um fardo pesado para gerar aumentos sustentáveis de produtos per capita". Apesar de o elevado crescimento populacional nem sempre ter um efeito negativo, certas circunstâncias aumentam as chances. Se a população estiver em uma área com fontes limitadas de água e alimentos e sem controle governamental sobre o trabalho, o resultado econômico será a pobreza. As consequências sobre a economia mundial também podem ser graves. O crescimento industrial é movido a combustíveis fósseis e seus subprodutos, como o plástico. Com uma elevada população, os combustíveis fósseis se esgotarão, podendo causar um colapso econômico.

Mais recentes

×