Como consertar um azulejo rachado

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Azulejos rachados são um problema que muitas pessoas encontram em casa. Uma rachadura pode diminuir a beleza do seu chão de porcelana e, em alguns casos, pode ser perigosa, criando o risco de tropeços. Trocar o azulejo quebrado pode parecer uma tarefa difícil, mas, quando souber como fazê-lo,você ficará surpreso com a facilidade do trabalho. Da próxima vez em que encontrar uma rachadura em casa, tire um tempo para fazer você mesmo o serviço.

Passo 1

Procure um azulejo para colocar no lugar do que está rachado. Consulte uma loja local para ajuda. Você pode não achar um azulejo que combine perfeitamente, mas pode selecionar alguns parecidos. Certifique-se de que as cores da argamassa também combinem.

Passo 2

Remova o azulejo quebrado. Use uma serra ou faca para cortar a argamassa em volta dele. Coloque óculos de proteção para proteger seus olhos. Quebre o azulejo com um martelo e um formão e, em seguida, levante os fragmentos. Não faça isso contra os azulejos ao redor.

Passo 3

Raspe a argamassa da superfície sob o azulejo usando o formão ou alguma ferramenta própria com uma lâmina dura. Limpe os restos usando uma pá e uma vassoura ou aspirando.

Passo 4

Prepare uma pequena quantidade de argamassa de acordo com as instruções do fabricante. Use uma espátula dentada para espalhar o produto na superfície onde o azulejo será colocado.

Passo 5

Coloque o azulejo no lugar e centralize-o. Use um pequeno bloco de madeira e uma marreta de borracha para arrumá-lo no lugar. Não mexa no azulejo e na argamassa por algumas horas.

Passo 6

Misture a argamassa em pó de acordo com as instruções da embalagem. Use uma espátula de borracha para forçá-la nas juntas ao redor do azulejo. Limpe delicadamente a superfície da cerâmica com a espátula e remova qualquer excesso. Em seguida, limpe o azulejo com uma esponja úmida.

Mais recentes

×