Como consertar uma caixa de música à corda

••• music box image by Paul Moore from Fotolia.com

As caixas de música são dispositivos que tocam música quando uma corda é girada para tocar um disco ou cilindro. Elas datam do século 16 na Suíça, de acordo com a BRS Group, Inc. Os modelos que usam esse mecanismo são chamados de caixas de música à corda. Com o tempo, elas podem ficar gastas e se quebrar. Consertar uma caixa de música é um processo delicado. Existem muitas peças pequenas que, se estragadas, danificarão a caixa. Deve-se tomar muito cuidado no reparo desses objetos.

Problemas com a corda

Passo 1

Ajude a liberar o mecanismo se não for possível dar mais corda. A corda foi apertada em excesso e precisa liberar pressão para funcionar corretamente. Gire a corda cuidadosamente na direção oposta quando a caixa estiver tocando para aliviar a pressão. Faça isso cuidadosa e vagarosamente para não danificar a corda, engrenagens ou chave.

Passo 2

Gire a chave na caixa de música para tensionar a corda. Se necessário, libere a corda girando a chave na direção oposta. Repita esse passo duas ou três vezes para ver se a caixa voltará a funcionar corretamente.

Passo 3

Aplique o WD-40 usando um bocal fino na haste da chave se a corda continuar travada. (Esses bocais têm tubos finos para aplicação do material; eles são encontrados em lojas de ferramentas). Espere alguns minutos e tente usar a caixa novamente.

Passo 4

Aplique o WD-40 no topo, centro e base do parafuso de rosca sem fim do mecanismo. Esse parafuso estará na base da caixa de música, ao lado de uma das superfícies dentadas. Existem vários tipos desses mecanismos. A rosca do parafuso deve estar visível.

Mais recentes

×