Como consertar um exaustor para banheiro que não funciona mais

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Exaustores de banheiro às vezes quebram e precisam de reparos. Isto não é apenas inconveniente, mas também pode contribuir para a concentração de umidade, que cria um ambiente propício ao mofo. Donos de casa podem consertar motores de exaustor sem se preocupar em arrancar parte do teto ou ter que remover o sistema inteiro. É melhor consertar o exaustor quebrado assim que você notar o defeito, ao invés de esperar o mofo crescer no banheiro.

Passo 1

Desligue a eletricidade do exaustor na caixa de força. Geralmente as caixas de força podem ser achadas em porões ou corredores da casa.

Passo 2

Desparafuse a grade do exaustor. Quando remover a grade, use a outra mão para alavancar as travas e liberá-las do teto. Aspire a área ao redor do exaustor com um aspirador de pó para conseguir ver melhor. Procure o número do modelo do motor, para saber qual é o tipo de motor que você deve comprar caso ele esteja quebrado e não tenha conserto.

Passo 3

Desparafuse o motor da polia de rotação. Leve o motor a uma loja de consertos local e compre um novo com o mesmo número de modelo.

Passo 4

Parafuse o motor na polia de rotação, e faça os passos opostos aos da desmontagem do motor. Reponha a grade e ligue a eletricidade para o exaustor novamente.

Mais recentes

×