Como consertar freezers horizontais

••• Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Os freezers são aparelhos práticos para se ter em mãos, especialmente se você tiver uma família grande. No entanto, você está sujeito a perder uma grande quantidade de comida quando a parte motora do freezer quebra. Consertar um freezer é possível, porém requer um pouco de habilidade.

Identifique o problema

Passo 1

Determine qual é o problema. A porta não está ficando aberta? O freezer não está gelando? Certifique-se de que a saída de energia, à qual o freezer está ligado, esteja funcionando. Verifique os fusíveis e o disjuntor.

Passo 2

Descongele o freezer. Mova a comida para um local refrigerado. Seque toda a água e o gelo remanescentes no freezer, antes de começar o conserto.

Passo 3

Tire o Freezer da tomada. Afaste-o da parede para que seja possível o acesso a todas as partes.

Comece o conserto

Passo 1

Se a porta não fica aberta, descongelar e limpar o freezer pode ser a resposta. Tente descongelar e ajustar o termostato para uma temperatura mais amena. Se a parte interna continuar a congelar demais, você pode precisar substituir o compressor.

Passo 2

Teste o cabo de alimentação com um multímetro na função ohmímetro, tocando com multímetro nos condutores. Se o cabo de alimentação não estiver funcionando, substitua-o. Novos cabos podem ser adquiridos em unidades de assistência técnica ou pela internet.

Passo 3

Certifique-se de que todas as saídas de ar estejam livres de detritos. Deve haver uma saída de ar na lateral ou na retaguarda do freezer. Remova os parafusos da tela protetora e limpe a saída de ar com uma toalha ou mesmo com um aspirador de pó com um cabo de extensão para alcançar todas as frestas.

Passo 4

Se os cabos de alimentação estiverem funcionando e as saídas estiverem limpas, é hora de investigar mais a fundo. Se o seu freezer não estiver gelando de acordo e você tem o sistema frost-free, o termostato pode ser a causa. Novos termostatos podem ser adquiridos em assistências técnicas autorizadas ou pela internet. Você pode testá-lo removendo toda a comida do freezer. Desligue o termostato e deixe a porta aberta.

Quando a massa de gelo tiver derretido, ligue novamente o termostato. Se o freezer refrigerar novamente, tente ajustar manualmente o temporizador de degelo. O seu freezer deve mudar os ciclos em 45 minutos.

Para testá-lo, avance manualmente o temporizador para o ciclo de degelo. O freezer deve avançar por si só para o ciclo dentro de 45 minutos. Se funcionar, teste o aquecedor de degelo com um multímetro. Se ele não estiver funcionando, pode ser substituído.

Passo 5

Se o cabo de alimentação estiver funcionando e o freezer estiver ligado, mas não estiver funcionando, o compressor pode ser o responsável. O compressor (um motor elétrico e uma bomba que funcionam a partir de energia elétrica) fica dentro do seu freezer. Nesse caso, será necessária assistência profissional. Não é recomendável que você tente consertá-lo sozinho.

Mais recentes

×