Como consertar um martelo d'água

••• Del Lonnquist

Martelo d'água é um problema de tubulação de água caseira que é irritante e, se não reparado, pode causar sérios danos ao sistema de encanamento da casa. Quando você ouvir o martelo d'água pela primeira vez, você vai saber que algo deu errado. Este bater de martelo ou ruído pode ser notado quando a máquina de lavar louça, banheiro ou torneira desliga o fluxo de água. Você pode perceber isso como um grande estrondo quando você desliga a torneira rapidamente, ou como uma série de estrondos e sons de marteladas quando uma descarga está cheia e desliga-se lentamente.

Passo 1

Desligue a principal fonte de água onde ela entra pela alimentação externa. Isso geralmente é feito girando o controle de torneira no sentido horário. Certifique-se de que o abastecimento de água foi completamente desligado.

Passo 2

Abra torneiras de pias, chuveiros e banheiras. Certifique-se de que cada torneira esteja aberta. Comece com as torneiras do andar mais baixo ou do porão da casa. Em seguida, vá para o próximo andar e repita o mesmo procedimento, deixando a água escorrer completamente das tubulações. Lembre-se de dar descarga para esvaziar as caixas dos sanitários. Verifique cada torneira e abastecimento de água para garantir que toda a água esteja fora de suas tubulações de abastecimento.

Passo 3

Desligue todas as torneiras depois que a água tiver sido esvaziada das tubulações. Ligue o registro principal de água. Ligue uma torneira no nível superior e deixe a água correr até que todo o ar tenha escapado. Desligue essa torneira. Vá para cada torneira dos outros andares, e repita esta etapa até que cada torneira tenha sido desligada e o ar drenado.

Passo 4

Verifique se o problema do martelo foi resolvido abrindo completamente uma torneira e fechando-a rapidamente.

Passo 5

Ouça enquanto der descarga no vaso sanitário ou utiliza a máquina de lavar louça ou de lavar roupa para ver se você escuta qualquer barulho. Se ouvir algo, pode ser necessário substituir a válvula de controle de pressão.

Mais recentes

×