Como consertar uma porta de madeira inchada

••• Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Embora o interior de sua casa possa parecer seguro contra intempéries, o tempo ainda tem a habilidade de afetar a estrutura de uma casa. Mudanças na temperatura e umidade, que vêm e vão com as estações, fazem a madeira absorver e perder umidade. No processo, as portas incham ou encolhem, embora isso possa não parecer visível a olho nu. Se a madeira inchar o suficiente, as portas ficam grandes demais para suas molduras, fazendo com que fique difícil abrir e fechá-las.

Cheque as ferragens

Passo 1

Examine as ferragens que ligam a porta à sua moldura para se certificar que o problema é realmente resultado do inchaço da madeira. Soltar pregos e parafusos pode acabar atolando a porta, dificultando para abrir e fechá-la, de acordo com a Home Addition Plus. Aperte todas as ferragens e feche a porta lentamente. Se ela ainda ficar presa, marque os pontos em que isto ocorre com um lápis.

Passo 2

Remova a porta de sua moldura se ela não puder ser lixada enquanto está parafusada. Após removê-la, coloque-a de lado e gire-a conforme necessário para acessar as áreas inchadas.

Passo 3

Esfregue uma lixa grossa sobre as partes da porta que estão ficando presas e que foram marcadas com um lápis. Lixe todas a áreas marcadas de acordo com o inchaço, reduzindo a porção aumentada da porta para que ela encaixe bem na moldura novamente. Evite lixar demais uma área, fazendo com que a porta pareça desnivelada.

Passo 4

Recoloque a porta em sua moldura, parafusando as porcas e parafusos no lugar para evitar que ela escorregue. Abra-a e feche-a várias vezes para garantir que as áreas inchadas foram adequadamente lixadas, permitindo que a porta se mova livremente. Lixe as beiradas da porta suavemente com uma lixa fina para uniformizar sua aparência e finalize com uma camada de tinta.

Mais recentes

×