Como consertar um resistor da ventoinha do motor

Solucione problemas no resistor da ventoinha do motor

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O sintoma mais comum de um resistor da ventoinha do motor com defeito é uma ventoinha que só funciona em uma velocidade, geralmente, elevada. Isso pode ser chato, mas a solução do problema é fácil. Se você começar observando a ventoinha do motor e depois passar a uma verificação da resistência do circuito, encontrará o problema rapidamente.

A energia fornecida a partir do painel de fusíveis passa da chave para o controle do resistor da ventoinha. O interruptor fornece uma base para as resistências diferentes nesse controle, dependendo da velocidade selecionada. A maior resistência no circuito diminui ou aumenta a velocidade da ventoinha, conforme a necessidade

Solução

Step 1

Localize o fusível da ventoinha do motor no manual de serviço do proprietário. Teste o fusível, com a chave na ignição, usando a luz de teste de 12 volts. Coloque o clipe principal da luz de teste no parafuso de metal, e toque a extremidade da ponta do testador nos terminais do fusível. Uma indicação de energia em ambos os terminais do fusível indicará que ele está bom. Se um dos terminais estiver energizado e o outro não, o fusível está estragado. Substitua, conforme necessário.

Step 2

Desligue a ventoinha e, para o teste de potência, utilize a luz de de 12 volts da mesma maneira explicada no Passo 1. Testar no próprio motor elimina a possibilidade de problemas causados pelo complexo controle da ventoinha eletrônica encontrado em sistemas de Controle Eletrônico de Temperatura. Teste a potência em todas as velocidades da ventoinha, movendo o interruptor de velocidade em todas as posições.

Um resistor defeituoso perderá energia em diferentes posições do interruptor. A alta velocidade da ventoinha passará potência direto para o motor do interruptor. Se não houver nenhuma sobrecarga na alta velocidade, o problema mais provável é o interruptor ou o fusível. Se houver, mas não na baixa ou na média velocidade, o problema é o resistor da ventoinha.

Step 3

Teste por cada área a ventoinha do motor e se houver energia indicada em todas as faixas, o motor não funcionará. A maioria das ventoinhas estão presas à caixa do motor por parafusos, ou acopladas no lugar por uma tira pequena. Com o passar do tempo, o contato poderá ocasionar corrosão ou perda, fazendo com que o motor funcione de forma intermitente.

eHow Brasil
×