Como consertar um resistor da ventoinha do motor
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O sintoma mais comum de um resistor da ventoinha do motor com defeito é uma ventoinha que só funciona em uma velocidade, geralmente, elevada. Isso pode ser chato, mas a solução do problema é fácil. Se você começar observando a ventoinha do motor e depois passar a uma verificação da resistência do circuito, encontrará o problema rapidamente.
A energia fornecida a partir do painel de fusíveis passa da chave para o controle do resistor da ventoinha. O interruptor fornece uma base para as resistências diferentes nesse controle, dependendo da velocidade selecionada. A maior resistência no circuito diminui ou aumenta a velocidade da ventoinha, conforme a necessidade
Solução
Step 1
Localize o fusível da ventoinha do motor no manual de serviço do proprietário. Teste o fusível, com a chave na ignição, usando a luz de teste de 12 volts. Coloque o clipe principal da luz de teste no parafuso de metal, e toque a extremidade da ponta do testador nos terminais do fusível. Uma indicação de energia em ambos os terminais do fusível indicará que ele está bom. Se um dos terminais estiver energizado e o outro não, o fusível está estragado. Substitua, conforme necessário.
Step 2
Desligue a ventoinha e, para o teste de potência, utilize a luz de de 12 volts da mesma maneira explicada no Passo 1. Testar no próprio motor elimina a possibilidade de problemas causados pelo complexo controle da ventoinha eletrônica encontrado em sistemas de Controle Eletrônico de Temperatura. Teste a potência em todas as velocidades da ventoinha, movendo o interruptor de velocidade em todas as posições.
Um resistor defeituoso perderá energia em diferentes posições do interruptor. A alta velocidade da ventoinha passará potência direto para o motor do interruptor. Se não houver nenhuma sobrecarga na alta velocidade, o problema mais provável é o interruptor ou o fusível. Se houver, mas não na baixa ou na média velocidade, o problema é o resistor da ventoinha.
Step 3
Teste por cada área a ventoinha do motor e se houver energia indicada em todas as faixas, o motor não funcionará. A maioria das ventoinhas estão presas à caixa do motor por parafusos, ou acopladas no lugar por uma tira pequena. Com o passar do tempo, o contato poderá ocasionar corrosão ou perda, fazendo com que o motor funcione de forma intermitente.
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Referências
Sobre o Autor
Lee Sallings is a freelance writer from Fort Worth, Texas. Specializing in website content and design for the automobile enthusiast, he also has many years of experience in the auto repair industry. He has written Web content for eHow, and designed the DIY-Auto-Repair.com website. He began his writing career developing and teaching automotive technical training programs.
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