Como identificar um disjuntor estragado?

Troque seus disjuntores estragados

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Os disjuntores protegem o sistema elétrico de uma casa ou prédio de sobrecargas e sobreaquecimentos. Eles ficam localizados no quadro de distribuição. Embora não seja comum, as vezes é necessário substituir os disjuntores. O processo envolve o uso de um multímetro, que é um dispositivo de mão que testa a tensão – uma característica que você usará para testar se um disjuntor está estragado. Um multímetro também pode testar a resistência e a corrente elétrica, e pode ser encontrado tanto com display analógico quanto digital.

Step 1

Abra a tampa do quadro de distribuição; talvez seja necessário usar a chave de fenda. Você verá duas colunas de disjuntores. Procure por sinais de queima ou de alta corrosão ao redor dos disjuntores. Alterne entre as posições “ON” (Ligado) e “OFF” (Desligado) e veja se o equipamento se mantém firme nessas posições ou se ele move-se com folga entre as duas sem ficar realmente travado em qualquer uma. Esses são sinais que o disjuntor está ruim. Se não houver sinais óbvios, prossiga para o passo 2.

Step 2

Com a chave de fenda, desparafuse a tampa frontal do painel e remova-a para revelar os parafusos dos disjuntores e o barramento neutro onde os fios azuis-claros se conectam em uma das laterais do painel.

Step 3

Coloque o seletor do multímetro na posição “V”. Esse equipamento possui dois fios, um vermelho e um preto, com duas extremidades de metal chamadas de ponteiras. Toque com uma ponteira no terminal de parafuso no disjuntor e com a outra no barramento neutro.

Step 4

Verifique no display digital ou na agulha do multímetro se há ou não energia no disjuntor. Se o multímetro não registrar nada, o disjuntor está “quebrado” ou com falha.

Step 5

Faça o mesmo processo para os disjuntores adjacentes ao que você acabou de verificar ou em outro que você sabe que está funcionado. Veja se o multímetro registra a tensão correta sobre o disjuntor. Isso serve para certificar-se de que o multímetro está funcionando corretamente.

eHow Brasil
×