Como consertar um sofá de couro que esteja seco e rachado

••• Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Ao comprar um sofá de couro em uma loja de móveis usados, você poderá economizar muito dinheiro em comparação com o custo de um novo. No entanto, a condição de um sofá usado poderá deixar algo a desejar. O couro mais velho tem uma tendência a secar e poderá até rachar se houver encolhimento devido à falta de flexibilidade. Ao utilizar os produtos corretos para couro, você poderá renovar um sofá que esteja áspero.

Preparo

Passo 1

Prepare o sofá, removendo toda a sujeira do lado de fora utilizando um limpador de couro e um pano macio.

Passo 2

Esfregue o couro utilizando uma escova com cerdas macias para soltar a sujeira endurecida.

Passo 3

Limpe o sofá com um segundo pano para remover todo o produto de limpeza e os detritos que restaram.

Conserto

Passo 1

Aplique levemente o preenchedor de couro sobre todas as rachaduras na superfície do couro. Isso criará uma superfície lisa e restaurará a linha original da peça.

Passo 2

Seque o preenchedor molhado utilizando o ar quente de um secador de cabelo.

Passo 3

Crie uma barreira que envolverá as áreas preenchidas sobre o couro, aplicando um produto em spray, como um selante para couro. Deixe secar completamente antes de tentar condicionar o sofá.

Condicionando

Passo 1

Espirre o condicionador de couro na superfície do sofá e esfregue-o por toda a superfície, até mesmo nas partes que não estejam com a aparência seca.

Passo 2

Limpe o condicionador extra que não foi absorvido da parte externa do estofamento esfregando um pano macio seco fazendo movimentos suaves e longos.

Passo 3

Recondicione o sofá a cada três a seis meses, certificando-se de limpar a superfície primeiro. Isso removerá a oleosidade corrosiva do couro e irá restaurar a sua maciez natural, evitando que o sofá fique seco novamente.

Mais recentes

×