Como consertar uma TV substituindo um fusível

••• girl with tv pilot image by krynio from Fotolia.com

Um fusível queimado ou quebrado impedirá que energia chegue à TV. Verifique-a ligando-a com o controle remoto, apertando o botão "Ligar" na TV e testando-a em tomadas diferentes. Caso a TV ainda não ligue, provavelmente ela não está recebendo energia devido a uma falha no fusível. A boa notícia é que é um conserto barato e a má que abrir uma TV é perigoso -- mesmo quando ela não está ligada na tomada. Tome as precauções adequadas para garantir a sua segurança, enquanto trabalha atrás da tela da TV.

Instruções

Passo 1

Desconecte a TV da tomada. Mesmo que não esteja ligando, ela pode ainda estar recebendo energia e não estar funcionando por um motivo diferente.

Passo 2

Posicione a TV com a tela para baixo em um pano macio ou em uma toalha. Essa posição oferece acesso aos parafusos que mantêm a caixa da TV presa. O pano ou a toalha evita que a tela seja arranhada.

Passo 3

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Desparafuse a parte de trás da televisão. Não há número ou uma localização padrão de parafusos nos diversos modelos de TV existentes. Procure nos lados e na parte de trás da TV. Caso tenha removido todos e ainda não consiga remover a proteção traseira da televisão, possivelmente não localizou alguns parafusos. Eles costumam ficar próximos das saídas dos cabos.

Passo 4

Procure o fusível da TV próximo à conexão de energia na parte de trás do aparelho. O fusível parece com um pequeno cilindro de vidro com tampas de metal em ambos os lados.

Passo 5

Lembre-se do local exato onde o fusível está preso à placa de circuito. Proxímo do fusível deve também estar escrito a amperagem e o modelo. Caso não haja escritos, a informação estará no próprio fusível.

Passo 6

Remova o fusível. Caso esteja preso, use a chave de fenda com ponta chata, mas não use muita força, ou poderá acabar quebrando o fusível no encaixe. Guarde o fusível assim que ele tiver sido removido.

Passo 7

Feche a televisão, para evitar que os cabos soltos fiquem para fora.

Passo 8

Leve o fusível para uma loja de computadores ou eletrônicos para encontrar um substituto. Compre um pacote de parafusos substitutos, mesmo que precise apenas de um, ainda que o custo da unidade ou do pacote esteja abaixo de R$ 20. Compare o fusível da sua TV com outros fusíveis, para encontrar o substituto que você precisa.

Passo 9

Abra a TV novamente -- tenha certeza de que ela ainda está desconectada -- e coloque o novo fusível. Feche-a e tente ligá-la. Caso ainda não ligue, o problema não é o fusível.

Mais recentes

×