×
Loading ...

Como consertar um ventilador lento

Com o tempo, os ventiladores de sua casa começam a perder velocidade. Não importa o tipo de ventilador, ele se tornará sujo com o tempo. O acúmulo de estática, poluentes e poeira pode desacelerá-lo se não for limpo de tempos em tempos. Uma inspeção simples pode ajudar a aumentar a velocidade e a longevidade de seu ventilador.

Instruções

O acúmulo de sujeira e poluentes pode desacelerar um ventilador com o tempo (industrial fan image by timur1970 from Fotolia.com)
  1. Desconecte o ventilador. Remova a grade ou a caixa de proteção, caso haja uma, utilizando uma chave Phillips.

    Loading...
  2. Examine o eixo sob as lâminas do ventilador. Utilize uma lanterna, se necessário, para ver melhor. Remova quaisquer materiais acumulados utilizando os dedos ou papel toalha. A chave de fenda pode ser utilizada se linhas ou outros materiais estiverem presos. Utilize cotonetes para remover a sujeira acumulada.

  3. Gire as lâminas utilizando a mão. Veja se alguma das lâminas está dobrada ou torcida. Se for o caso, dobre-as de volta cuidadosamente e gire novamente com a mão. Repita até que ela rode sem travar.

  4. Borrife lubrificante no eixo do ventilador, girando as lâminas no processo. Borrife o spray de maneira que ele fique debaixo das lâminas, onde elas se conectam com o eixo.

  5. Monte o ventilador novamente, instalando a proteção. Coloque os parafusos de volta, se existir algum, utilizando a chave de fenda.

  6. Monte o ventilador e ligue-o novamente.

Loading...

Dicas

  • Borrife lubrificante no eixo de tempos em tempos; com mais frequência se ele for muito utilizado. Mantenha as lâminas limpas pois isso melhorará a performance do aparelho. As vezes, até mesmo um ventilador que não gira pode ser restaurado com uma limpeza.

Aviso

  • Não trabalhe em um ventilador enquanto ele estiver ligado.

O que você precisa

  • Chave phillips
  • Lanterna
  • Toalhas de papel
  • Cotonetes
  • Spray lubrificante como o WD-40
Loading ...
Loading ...