×
Loading ...

O que são contornos?

Contornos são o resultado da representação de superfícies curvas através de desenhos lineares bidimensionais. Mapas e desenhos de contorno revelam a forma tridimensional de vários lugares e objetos com o uso de linhas circulares.

Contornos são o resultado da representação de superfícies curvas através de desenhos lineares bidimensionais (Image by Flickr.com, courtesy of Wolfgang Staudt)

Linhas conectadas

Contornos são representados por uma série de linhas curvas conectadas, em transposições por sobre o papel. Quando completa, cada linha representa uma forma, que pode ser regular como um círculo ou irregular, tal como a base de uma montanha.

Loading...

Formas concêntricas

Quando retratam as superfícies curvas de objetos e relevos, as linhas de contorno são desenhadas em séries concêntricas. Ou seja, todas as linhas são contínuas e não se cruzam.

A mesma elevação

Em um mapa de contorno, cada linha representa uma mesma elevação idêntica. A elevação determina a forma da linha contínua, o que é apenas uma das muitas linhas de contorno.

Contornos de intervalo

Cada linha de contorno não só representa a mesma altura, mas também uma elevação predeterminada e mesmo um intervalo ou distância entre uma linha de contorno e a próxima. Quando concluídos, os gradientes do contorno apresentam uma maneira precisa de transferir a forma do terreno para um mapa bidimensional.

Desenhando contornos

O desenho do contorno é uma maneira intuitiva de usar um mapeamento para representar com precisão superfícies tridimensionais, como o rosto humano, em um desenho ou até mesmo uma pintura. O desenho do contorno começa com a utilização de linhas para representar a forma de uma superfície curva.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...