As contribuições gregas e romanas para a arte ocidental
Comstock/Comstock/Getty Images
Os gregos antigos criaram muita arte e arquitetura que, mais tarde, os romanos adotaram e aperfeiçoaram como sua própria criação. A civilização ocidental foi profundamente influenciada pela antiga arte greco-romana. Uma grande parte da cultura ocidental, incluindo suas construções, arte, sistema político e representações teatrais, é um testamento do legado que esses povos deixaram.
Esculturas
Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images
Ainda que apenas uma pequena parte das esculturas gregas tenha sobrevivido, sua influência no Ocidente não pode ser negada. As esculturas greco-romanas serviram como base para a escultura clássica durante o Renascimento italiano. Elas passaram por quatro períodos: geométrico, arcaico, clássico e helenístico. Opondo-se às representações simbólicas da forma humana, elas procuravam replicar essa forma. As figuras tendiam a ser anatomicamente precisas.
Drama e teatro
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
Os antigos atenienses aperfeiçoaram a arte da comédia e do drama. O teatro ocidental de hoje descendeu e evoluiu daquele que os antigos gregos criaram. As peças de Shakespeare, que também são dramas e comédias, seguiram o padrão que eles criaram.
Os atores dos palcos greco-romanos cantavam ou declamavam versos, pois a própria arte dramática era uma forma de poesia. A maioria das tragédias gregas retratava a queda ou a morte de um herói orgulhoso. Essas peças eram feitas para invocar uma catarse ou uma purgação de emoções na plateia.
Arquitetura
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
As colunas gregas são encontradas em toda parte no mundo ocidental de hoje. O uso icônico dessas colunas pode ser visto nos magníficos templos que os gregos antigos deixaram. Muitos prédios públicos nas Américas e na Europa replicaram ou fizeram alguma alusão a esse elemento da antiga arquitetura greco-romana.
As famosas colunas gregas seguem três ordens, ou tipos arquitetônicos. A primeira é a coluna dórica, cujo capitel é uma laje plana. A segunda é da ordem jônica, e seu capitel parece um pergaminho enrolado em cada lado. A terceira é a coluna corintiana, altamente ornada, que raramente era vista na Grécia antiga, mas que floresceu na Roma antiga.
Outra contribuição dos antigos foram os arcos. Os arcos romanos foram criados com o encaixe perfeito de pedras de diversas formas juntas. A pedra no topo e no centro era chamada de pedra angular, e essencialmente sustentava o arco pela força da gravidade. Essa tecnologia foi replicada no mundo ocidental ao longo dos séculos, desde a sua criação.
Desenho da moeda
Photos.com/Photos.com/Getty Images
A razão pela qual o perfil de George Washington enfeita uma moeda norte-americana e a imagem de D. Pedro I adornava uma moeda brasileira antiga deve-se à tradição greco-romana de colocar perfis de líderes na cunhagem. Primeiramente, as moedas eram abundantemente utilizadas na Grécia antiga, e os gregos estabeleceram um formato de moeda que ainda é utilizada pelas nações do mundo de hoje. No início, os retratos cunhados nas moedas gregas eram os perfis simbólicos do deus ou deusa patronos da cidade em que eram utilizadas. No século 4 a.C., elas começaram a exibir perfis de pessoas reais. Os Romanos herdaram essa tradição e a aperfeiçoaram.
Mais Artigos
Referências
- "Encyclopedia of the Ancient Greek World"; Teatro na Grécia Antiga; David Sacks; 2005 [em inglês]
- Grécia Antiga: Arte -- Arquitetura na Grécia Antiga [em inglês]
- Grécia Antiga: arte e cultura [em inglês]
Sobre o Autor
Larissa Hammond began writing professionally in 2006 as a staff writer for Heritage Web Solutions. Her work has appeared in publications including the brochure for the 2009 Lone Star Storytelling Festival in Frisco, Texas. She has a Bachelor of Arts in English from Brigham Young University and a Master of Library and Information Science from the University of North Texas.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images