Materiais usados na antiga arquitetura grega

Pedra calcária e mármore eram largamente usados em templos gregos da antiguidade

Buena Vista Images/Photodisc/Getty Images

Os antigos gregos influenciaram a arquitetura de outras civilizações e períodos, especialmente através do uso ornamental das colunas de mármores. Colunas gregas estão presentes na arquitetura contemporânea, diz David Sacks no livro "Encyclopedia of the Ancient Greek World" (tradução livre: Enciclopédia do Mundo Grego Antigo). Os prédios da Suprema Corte dos Estados Unidos e o posto geral dos Correios em Nova Iorque são exemplos dessa influência. Há trezentos anos, os materiais mais utilizados na arquitetura grega eram barro, madeira e palha. Mais tarde, com o desenvolvimento de novas técnicas para o corte de rocha, mármore e calcário, eles se tornaram os materiais de construção predominantes.

Barro, palha e madeira

No ano 900 a.C, aproximadamente, a maioria das construções gregas eram feitas de madeira, barro ou tijolos de barro com telhados de palha. Não só casas, as quais eram feitos com uma base circular, como também templos, diz Jon Mikalson no livro "Ancient Greek Religion" (Religião Grega Antiga, em tradução livre). Durante esse período, os templos foram construídos em formato de ferradura, mais tarde evoluindo para uma forma retangular. As colunas eram usadas apenas para suporte, não para decoração.

Calcário

Apesar do calcário ter sido usado moderadamente em tábuas de templos que datam de 1250 a.C., como no caso do Portão do Leão de Micenas, os gregos começaram a usar a rocha mais extensivamente em 600 a.C. Devido a sua suavidade, o calcário era fácil de esculpir e oferecia infinitas possibilidades de decoração. Nesse período, as colunas começaram a ter designs específicos, tornando-se peças decorativas, principalmente em templos. No entanto, devido à fragilidade do calcário, alguns arquitetos preferiam usar mármore, relata Mikalson.

Mármore

O mármore é uma rocha metamórfica, uma forma compecta de calcário, primeiramente usada na Grécia em esculturas de deuses e deusas. Assim como o calcário, ele era largamente usado desde 600 a.C. com a finalidade de construir templos e outros prédios públicos, escreve Sacks. Ruínas dos antigos templos e teatros gregos que ainda estão de pé foram feitos de mármore, uma rocha conhecida pela sua durabilidade.

eHow Brasil
×