Como fazer um controle remoto funcionar com maiores distâncias

••• Walker and Walker/Digital Vision/Getty Images

O controle remoto é um aparelho que funciona com pilhas e permite que o usuário de televisores, computadores ou reprodutores de música mudem de canal ou música através de uma tecnologia sem fio a distâncias curtas. O tipo de controle mais comum utiliza sinais infravermelhos. A empresa Zenith afirma que mais de 99% dos televisores vendidos nos Estados Unidos são equipados com um controle remoto. Com algumas alterações simples, seguras e de baixo custo, você pode aumentar a distância de operação de seu controle remoto.

Passo 1

Com uma chave de fenda, retire os parafusos pequenos que seguram o controle remoto e solte o painel, forçando a parte traseira para cima.

Passo 2

Retire as pilhas do controle. Este passo é temporário, portanto, deixe-as por perto.

Passo 3

Procure pelo diodo emissor de luz (LED), que se encontra um pouco para fora na parte superior do controle. Cubra-o com uma fita isolante para evitar que entre em contato com o refletor que você irá fazer.

Passo 4

Crie e insira um refletor caseiro feito com um pedaço quadrado de papel-alumínio de cerca de 5 cm. Coloque-o na área vazia na parte de trás de onde fica a luz LED. Para fixá-lo no lugar, utilize outro pedaço de fita isolante.

Passo 5

Coloque as pilhas, a placa e os parafusos de volta. O alcance e eficácia do controle já estarão melhores. Teste-o.

Mais recentes

×