Como converter condutividade em concentração
science image by peter Hires Images from Fotolia.com
Condutividade, a medida de quão bem uma corrente elétrica atravessa algo, está diretamente relacionada à concentração de íons em solução. Quanto maior a concentração iônica na solução, melhor ela conduz eletricidade. Apesar de algumas soluções muito concentradas não seguirem uma relação linear de condutividade e desta ser afetada pela temperatura, um fator de conversão padrão pode ser usado para fazer uma melhor estimativa da concentração se a condutividade for conhecida.
Step 1
Meça a condutividade da solução. Condutivímetros diferentes variarão no modo de operação, mas o método básico é colocar o eletrodo na solução e esperar que ele estabilize. A corrente aparecerá em microhms ou microsiemens (essas unidades são equivalentes), apesar de que aparelhos mais antigos possam apenas mostrar a leitura da resistividade.
Step 2
Converta o resultado para ohms. Se seu medidor não converter microhms ou microsiemens, anote o valor da resistividade e use a lei de ohm para encontrar a condutividade. Nas fórmulas a seguir, "G" é a condutividade em ohm, "R" é a resistividade, "V" é a voltagem e "I" é amperagem:
R= I/V G= 1/R.
"G", então, deve ser dividido por 1 milhão para o obtermos em microhms ou microsiemens.
Step 3
Calcule o ppm (partes por milhão -- medida de concentração) a partir dos microhms (medida de condutividade). Multiplique os microhms por 0,64 para obter ppm. Então a concentração em ppm = condutividade em microhms x 0,64.
Step 4
Converta ppm em molaridade. Na maior parte dos casos, você vai querer a concentração em molaridade, não em ppm. Use o princípio a seguir para calculá-la:
ppm =0,001 g de soluto em 1 litro de solução (o soluto é a substância dissolvida no solvente para formar a solução).
Molaridade = mols/litro, então, usando a massa atômica (gramas/mol) de soluto (encontrada ou em uma tabela periódica ou no rótulo do frasco dele) você pode calcular a molaridade.
ppm (gramas/litro) dividida pela massa atômica (gramas/mol) equivale à molaridade (mols/litro).
Referências
Recursos
Dica
- A temperatura pode afetar a condutividade. Para melhores leituras, ou faça-as à temperatura de 25 ºC ou use um condutivímetro que ajuste as leituras de acordo com a temperatura.
- Se a sua solução tiver diversos solutos, você não será capaz de calcular a concentração a partir da condutividade. Essa relação funciona melhor em soluções com apenas um soluto.
Sobre o Autor
Based in Portland, Ore., Tammie Painter has been writing garden, fitness, science and travel articles since 2008. Her articles have appeared in magazines such as "Herb Companion" and "Northwest Travel" and she is the author of six books. Painter earned her Bachelor of Science in biology from Portland State University.
Créditos Fotográficos
science image by peter Hires Images from Fotolia.com