Como calcular o Ka usando o pKa

••• PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Os químicos dividem os ácidos em duas classes: fortes e fracos. O que diferencia essas classes é o comportamento dos ácidos na água. Quando um ácido como o ácido clorídrico, ou HCl, se dissolve em água, ele se dissocia nos íons H(+) e Cl(-). Além disso, praticamente toda molécula de HCl se dissocia completamente, pois esse ácido é forte. Entretanto, um ácido fraco, como o ácido fosfórico, ou H3PO4, dissocia uma pequena porcentagem de suas moléculas. O valor numérico que representa a dissociação de um ácido fraco é o Ka, geralmente um número muito pequeno. O ácido acético, um dos ácidos fracos mais ''fortes'', por exemplo, tem um valor de Ka igual a 0,0000018. Consequentemente, os químicos calculam o pKa, ou -log(Ka), para produzir números mais convenientes. No caso do ácido acético, pKa = -log(0,000018) = 4,8.

Passo 1

Encontre o pKa do ácido cujo Ka você deseja calcular. Tabelas contendo pKa podem ser encontradas on-line. Como exemplo, o ácido bórico, B(OH)3, exibe um pKa de 9,23

Passo 2

Mude o sinal do pKa de positivo para negativo.

Passo 3

Descubra o Ka calculando o antilog do valor negativo do pKa. Na maioria das calculadoras, o botão antilog é representado por 10^x, ou 10 elevado a x, onde x representa um número inserido na calculadora. Continuando o exemplo do passo 1, 10^(-9,23) = 0,000 000 000 923, ou, em notação científica, 9,23 x 10^(-10).

Mais recentes

×