Como calcular o Ka usando o pKa

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images
Os químicos dividem os ácidos em duas classes: fortes e fracos. O que diferencia essas classes é o comportamento dos ácidos na água. Quando um ácido como o ácido clorídrico, ou HCl, se dissolve em água, ele se dissocia nos íons H(+) e Cl(-). Além disso, praticamente toda molécula de HCl se dissocia completamente, pois esse ácido é forte. Entretanto, um ácido fraco, como o ácido fosfórico, ou H3PO4, dissocia uma pequena porcentagem de suas moléculas. O valor numérico que representa a dissociação de um ácido fraco é o Ka, geralmente um número muito pequeno. O ácido acético, um dos ácidos fracos mais ''fortes'', por exemplo, tem um valor de Ka igual a 0,0000018. Consequentemente, os químicos calculam o pKa, ou -log(Ka), para produzir números mais convenientes. No caso do ácido acético, pKa = -log(0,000018) = 4,8.
Step 1
Encontre o pKa do ácido cujo Ka você deseja calcular. Tabelas contendo pKa podem ser encontradas on-line. Como exemplo, o ácido bórico, B(OH)3, exibe um pKa de 9,23
Step 2
Mude o sinal do pKa de positivo para negativo.
Step 3
Descubra o Ka calculando o antilog do valor negativo do pKa. Na maioria das calculadoras, o botão antilog é representado por 10^x, ou 10 elevado a x, onde x representa um número inserido na calculadora. Continuando o exemplo do passo 1, 10^(-9,23) = 0,000 000 000 923, ou, em notação científica, 9,23 x 10^(-10).
Referências
Recursos
Dica
- Note que os valores de Ka e pKa variam com a temperatura. A maioria das tabelas mostra esses valores em temperatura ambiente, 25 graus Celsius. Em temperaturas maiores ou menores, os valores de Ka e pKa mudarão, às vezes substancialmente. Por esse motivo, existe a discrepância entre valores do pKa em trabalhos diferentes.
Créditos Fotográficos
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images