Como converter DWG para shapefile

Comstock/Comstock/Getty Images
Um arquivo DWG é um binário utilizado para armazenar dados de design 2D e 3D. Ele é utilizado por muitas ferramentas CAD, como o AutoCAD. Um arquivo shapefile é um formato popular de vetores utilizado em softwares de informações geográficas, como o ESRI ArcGIS. Apesar dos arquivos DWG conterem metadata, é possível convertê-los para shapefiles utilizando a mesma ferramenta que as criou, como o AutoCAD. Os shapefiles gerados pelo AutoCAD são completamente compatíveis com ESRI ArcGIS e outros softwares GIS.
Step 1
Dê um clique duplo no ícone do AutoCAD em sua área de trabalho ou clique no ícone do AutoCAD no menu Iniciar para executar o software.
Step 2
Vá até o menu "Arquivo" e selecionar a opção "Abrir". Os arquivos DWG são desenhos de CAD, logo, por padrão, o AutoCAD é capaz de abri-los.
Step 3
Utilize o navegador de arquivo resultante para localizar e selecionar o arquivo DWG. Caso ele não apareça, selecione "Todos os Arquivos" no menu de tipo de arquivo. Clique no botão "Abrir" para abrir o arquivo DWG no AutoCAD, como um novo projeto.
Step 4
Edite o arquivo SWG. Os arquivos shapefiles são complicados de se converter de volta para desenhos, logo, se deseja editar o desenho, faça-o antes de convertê-lo.
Step 5
Vá até o menu "Arquivo" e clique em "Salvar Como" para começar a salvar o arquivo DWG. Digite um nome para seu arquivo na caixa "Nome" e clique no botão "Navegar" para selecionar um local para salvá-lo.
Step 6
Clique no menu "Formato" na base da janela "Salvar Como" e selecione "Shape File" na lista. Clique no botão "Salvar" para convertê-lo e salvar o arquivo DWF em shapefile.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Kirk Bennet started writing for websites and online publications in 2005. He covers topics in nutrition, health, gardening, home improvement and information technology.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images