Como converter DWG para shapefile

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Um arquivo DWG é um binário utilizado para armazenar dados de design 2D e 3D. Ele é utilizado por muitas ferramentas CAD, como o AutoCAD. Um arquivo shapefile é um formato popular de vetores utilizado em softwares de informações geográficas, como o ESRI ArcGIS. Apesar dos arquivos DWG conterem metadata, é possível convertê-los para shapefiles utilizando a mesma ferramenta que as criou, como o AutoCAD. Os shapefiles gerados pelo AutoCAD são completamente compatíveis com ESRI ArcGIS e outros softwares GIS.

Passo 1

Dê um clique duplo no ícone do AutoCAD em sua área de trabalho ou clique no ícone do AutoCAD no menu Iniciar para executar o software.

Passo 2

Vá até o menu "Arquivo" e selecionar a opção "Abrir". Os arquivos DWG são desenhos de CAD, logo, por padrão, o AutoCAD é capaz de abri-los.

Passo 3

Utilize o navegador de arquivo resultante para localizar e selecionar o arquivo DWG. Caso ele não apareça, selecione "Todos os Arquivos" no menu de tipo de arquivo. Clique no botão "Abrir" para abrir o arquivo DWG no AutoCAD, como um novo projeto.

Passo 4

Edite o arquivo SWG. Os arquivos shapefiles são complicados de se converter de volta para desenhos, logo, se deseja editar o desenho, faça-o antes de convertê-lo.

Passo 5

Vá até o menu "Arquivo" e clique em "Salvar Como" para começar a salvar o arquivo DWG. Digite um nome para seu arquivo na caixa "Nome" e clique no botão "Navegar" para selecionar um local para salvá-lo.

Passo 6

Clique no menu "Formato" na base da janela "Salvar Como" e selecione "Shape File" na lista. Clique no botão "Salvar" para convertê-lo e salvar o arquivo DWF em shapefile.

Mais recentes

×